Notícias

Fábrica de iPad está pronta e tablet chega em dezembro

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, informou nesta terça-feira, 13, durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que a fábrica da Apple em Jundiaí, no interior de São Paulo, está pronta para ser inaugurada e produzir iPads que chegarão ao mercado até dezembro. “No início muitos duvidaram, mas será a primeira vez que a empresa produzirá iPads fora do território chinês. Estamos dando um grande passo para a inclusão digital no país”, afirmou.

Paralelamente ao anúncio, a medida provisória 534/11, que reduz a cobrança de tributos para produção de tablets no Brasil, foi lida no plenário do Senado nesta terça-feira. O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) foi anunciado como relator-revisor da matéria. A MP, que passa a trancar a pauta do plenário, com MP 533/11, terá que ser votada até o dia 2 de outubro, para que não perca a validade.

Segundo números apresentados pelo ministro, o déficit comercial brasileiro no setor de tecnologias da informação e comunicações (TICs) foi de R$ 18,9 bilhões em 2010. Para reverter esse quadro, ele anunciou medidas para fortalecer a indústria nacional e a cadeia produtiva, como a ampliação de linhas de financiamento do BNDES e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e o investimento no Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa pública, com sede em Porto Alegre, especializada na produção de chips.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos