+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Evento em Brasília discute jornalismo científico

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promovem, com o apoio da representação da União Européia no Brasil, o 4º Encontro Mídia e Ciência no próximo dia 29 de 8 às 17 horas no Auditório José Irineu Cabral (Edifício Sede da Embrapa – Parque Estação Biológica, final Av. W3 Norte, Brasília).

O evento, voltado a jornalistas, cientistas e estudantes de Comunicação, tem como foco discutir o estágio atual da divulgação científica no Brasil e a sua importância para a popularização da ciência. Para isso, reúne profissionais de vários segmentos relacionados à divulgação da ciência no Brasil, incluindo representantes de grandes veículos de comunicação, de veículos especializados, do setor acadêmico e de assessorias de imprensa, entre outros. A intenção é promover a troca de experiências a partir das diferentes visões que esses profissionais têm sobre a divulgação científica no país.

O encontro apresenta também o panorama atual do jornalismo científico e da divulgação da ciência na Espanha com a palestra do Conselheiro de Ciência, Tecnologia e Inovação – delegação da União Europeia no Brasil, Angel Landabaso.

Programa – A programação do 4º Encontro Mídia e Ciência será aberta com palestras do diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e do presidente do CNPq, Glaucius Oliva. Ainda na parte da manhã haverá a palestras do jornalista Salvador Nogueira, assessor de comunicação da Sociedade Brasileira de Física (SBF), e do Conselheiro da União Europeia.

A tarde será dedicada a sessões temáticas sobre temas relacionados à divulgação científica como: o jornalismo científico no Brasil; as novas ferramentas de comunicação; assessoria de imprensa e jornalismo científico e a mídia e o espaço para divulgação científica. Essas sessões terão a exposição de profissionais de mídia, assessorias de imprensa e universidades.

Confiram a programação completa do evento:


Manhã

8h às 8h30 – Recepção e credenciamento

8h30 às 8h45 – Apresentação do evento – Rose Lane Azevedo (Chefe da Secretaria de Comunicação da Embrapa – Secom)

8h45 às 9h15 – A Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação na Embrapa – Pedro Arraes – Diretor-presidente da Embrapa.

9h30 às 10h – Jornalismo Científico e a Popularização da Ciência – Glaucius Oliva – Presidente do CNPq

10h15 às 10h45 – Estágio atual da Divulgação Científica no Brasil – Salvador Nogueira – Assessor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Física (SBF)

11h às 11h30 – Jornalismo Científico e a Divulgação da Ciência na Espanha – Angel Landabaso – Conselheiro de Ciência, Tecnologia e Inovação – delegação da União Europeia no Brasil.

Tarde

13h30 às 17 h – Sessões Temáticas

1- As Novas Ferramentas de Comunicação e a Divulgação Científica

Expositor: Gustavo Sousa – professor da Faculdade Projeção (Brasília)

Moderador: Heloisa Dias – Jornalista da Embrapa

2 – Assessoria de Imprensa e Jornalismo Científico

Expositor: Ubirajara Jr. – Assessor de Comunicação do CNPq

Moderador: Lana Cristina – Editora da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC)

3- O Jornalismo Científico no Brasil

Expositor: Fábio Castro – Agência Fapesp

Moderador: Fernanda Diniz – Jornalista Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

4- A Mídia e o espaço para Divulgação Científica

Expositor: Alexandre Gonçalves – Repórter de Ciência do jornal O Estado de São Paulo

Moderador: David Renault – Coordenador do Curso de Comunicação da UnB

Mais informações e inscrição para certificado: midiaeciencia@cnpq.br   http://www.cenargen.embrapa.br

 

 

 

 

Próximos Eventos