Notícias

Etec Getúlio Vargas de São Paulo vence Febrace e vai para os EUA

Projeto vencedor da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace) será mostrado na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel Isef), de 8 a 13 de maio, em Los Angeles, Califórnia. O trabalho vencedor na categoria Ciências Exatas e da Terra, Oleoquímica: reutilização de óleo de soja para produção de resinas, foi desenvolvido pelos estudantes Tiago de Oliveira e Adriana Santana, orientados por Silvia Fernandes.

A premiação ocorreu no encerramento das atividades da 9ª edição da Febrace, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes para premiar os melhores projetos em sete áreas do conhecimento.

A experiência dos estudantes apontou que um litro de óleo de soja usado rende 2,85 litros de resina e 7,2 litros de tinta. É uma produtividade semelhante à da resina feita de óleo não usado. O produto cobre madeira, papel e tecido e, com duas demãos, impermeabiliza as superfícies. “Nossa tinta economizaria R$ 5 milhões por ano à indústria e a reciclagem de óleo deixaria de poluir dois trilhões de litros de água anualmente”, explica Tiago de Oliveira.

“Ainda não ‘caiu a ficha’ de que vou para os Estados Unidos”, disse Oliveira, entusiasmado, enquanto sua colega Adriana Santana vibrava, entre lágrimas. A chefe de gabinete do Centro Paula Souza, Elenice Belmonte, comemorou: “É um orgulho para o Centro Paula Souza, pois os selecionados para a Intel ISEF são os melhores do mundo”.

Mais prêmios – Além de revelar os projetos selecionados para os EUA, a cerimônia distribuiu prêmios por categoria. Também em Ciências Exatas e da Terra, a Etec Júlio de Mesquita recebeu o 1º lugar pelo trabalho Da culinária, ao banho, a planta – produtos contendo tomilho. Sob orientação de Jhonny Frank Joca e Magali Canhamero, Lilian Martins e Caroline Winkler aproveitaram a erva usada para aromatizar molhos e assados, em hidratantes para
as mãos e em produtos para controle de pragas na agricultura.

Na edição anterior da Febrace, em 2010, duas Etecs estiveram entre as campeãs: Prof. Carmelino Corrêa Júnior, de Franca, e Getúlio Vargas, de São Paulo. As Etecs já foram vencedoras em outras três oportunidades: em 2008, com a Trajano Camargo, de Limeira; em 2007, com a Getúlio Vargas, de São Paulo; e em 2004, com a Polivalente, de Americana.

Fonte: Jornal da Ciência com informações do Centro Paula Souza

Próximos Eventos