+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Etanol de segunda geração recebe prêmio de inovação

A tecnologia do etanol de segunda geração da Petrobras recebeu o Prêmio Brasil Ambiental 2012, na categoria “Inovação Ambiental”, em cerimônia realizada na Bolsa de Valores, no Rio de Janeiro, no mês de agosto. O prêmio, concedido pela Câmara de Comércio Americana, está na sua oitava edição e reconhece práticas ambientais desenvolvidas por empresas com atuação no País.

O investimento no desenvolvimento desse projeto faz parte dos US$ 300 milhões previstos para pesquisas em biocombustíveis nos próximos anos. O etanol de segunda geração foi utilizado pela primeira vez em junho deste ano, em uma frota com 40 minivans para transporte de conferencistas durante a Rio+20. E já tem meta, definida no Plano de Negócios e Gestão 2012-2016, de chegar aos postos de combustíveis em 2015, quando está previsto o início da sua produção comercial.

O projeto teve início em 2004, no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), e vem evoluindo em parceria com instituições científicas e empresas de tecnologia nacionais e internacionais. Hoje, já são 80 mil litros de etanol de segunda geração produzidos em uma planta de demonstração localizada nos Estados Unidos. Uma das parceiras é a KL Energy (atualmente Blue Sugars Corporation), proprietária da unidade onde a tecnologia passa pelos estágios finais de comprovação, sendo testada em escala de demonstração.

Fonte: Protec

Próximos Eventos