+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Estudantes de Penedo(AL) demonstram interesse pela ciência

Durante a realização das atividades da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia na cidade de Penedo, os estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino demonstraram bastante curiosidade quanto aos princípios da ciência e tecnologia. A ação teve início no dia 17 de outubro, em Maceió, e segue até a próxima sexta-feira (21) em algumas cidades do interior de Alagoas.

Nesta terça-feira, dia 18, os alunos da Escola Estadual Alcides Andrade tiveram aulas diferentes, tendo conhecimento de física, química, biologia e outras ciências de forma prática e lúdica.

Com 16 anos de idade, o estudante do 9º ano, Fábio dos Santos, teve conhecimento sobre o princípio da propulsão quando construiu um tipo de “carrinho” de papelão com rodas de tampas de garrafas PET. “Eu entendi que o ar faz o carro andar. Aprender assim foi muito bom, pois é mais fácil”, afirmou o estudante.

Estudantes e professores foram atraídos pelas atividades da oficina de prevenção de riscos e acidentes domésticos, apresentada pelo Corpo de Bombeiros da Regional de Penedo. Com o botijão de gás de cozinha, o tenente orientou ao público algumas ações de prevenção e qual o procedimento diante de um vazamento de gás que gere fogo. “Deve-se ter cuidado com a validade do cano e do registro, além de sempre desligar o registro quando sair de casa”, explicou o tenente CB, Macnadbay.

Para o prefeito de Penedo, Israel Saldanha, a vinda da Semana Nacional de C&T para Penedo é muito importante para trazer conhecimento para a juventude. “Essas oficinas trouxeram um universo que não é a realidade desses alunos, pois na sala de aula às vezes não há condições de fazer esses experimentos, como princípios de mecânica. Para os alunos tudo isso foi uma festa. Quem sabe isso seja um estímulo para despertarem por profissões na área de ciência”, disse o prefeito.

SNCT

Em todo o país, a Semana Nacional de C&T iniciou ontem, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.  Em Alagoas as atividades são coordenadas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com outras secretarias de Estado, universidades, além de empresas. A Semana Nacional de C&T é realizada desde 2004 em todo o país, colocando sempre um tema diferente para reflexão e desenvolvimento de ações. Neste ano o evento trata sobre mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco.

Nesta quarta-feira (19), as ações serão em Pão de Açúcar, na Escola Municipal Professora Maria Tavares Pinto, das 14h às 22h. Na cidade de Piranhas, as atividades acontecerão na quinta-feira (20), na Escola Estadual do Xingó, das 14h às 22h. O último dia da programação, na sexta-feira (21), ocorrerá no município de Delmiro Gouveia, na Escola Watson Clementino de Gusmão, no mesmo horário das 14h às 22h

Fonte: Sect-AL

Próximos Eventos