Notícias

Estudante cearense é semifinalista de concurso do Google

Ansioso mas também confiante. Assim se define Francisco Joanes Farias Gomes, 12, único estudante cearense que está entre os 36 semifinalistas do concurso de desenhos Doodle4Google. Com o tema “O Brasil do Futuro” a promoção é do site Google. O menino mora com os pais e os irmãos no Conjunto Ceará, em Fortaleza, e é aluno do Colégio particular Luiza Távora, no próprio bairro, onde em 2011 irá cursar o 8º ano.

O concurso do Google é destinado a estudantes de 6 a 15 anos, sendo dividido em três faixas de idade. Dos 6 aos 9 anos, dos 10 aos 12 e dos 13 aos 15. Francisco Joanes é um dos 12 selecionados na faixa de 10 a 12 anos. O vencedor será anunciado em um evento no dia 14 de fevereiro de 2011 em São Paulo. Como prêmios, ele terá seu desenho exibido na página inicial do site www.google.com.br por um dia, e receberá também uma bolsa de estudos no valor de R$ 30 mil, um computador e um certi%uFB01cado de “Artista do Futuro”.

A escola do aluno vencedor receberá uma sala Google, ou seja, a criação ou melhoria do laboratório de informática da instituição de ensino. O segundo e terceiro colocados ganharão um computador. De férias dos estudos, Francisco Joanes continua se dedicando aos desenhos, uma das coisas que diz gostar mais de fazer. Contando com a ajuda da família, todos os dias fica na torcida para ser o ganhador da disputa em nível nacional.

Até o dia 25 deste mês os 36 doodles semifinalistas ficarão expostos para votação pública no site www.google.com.br/d4g . Caberá ao público brasileiro eleger os três doodles finalistas da competição, devendo haver um finalista por categoria de idade. De acordo com o Google, mais de 300 mil alunos já participaram da promoção. E muitos ajudaram a construir o futuro do Brasil, pois por cada desenho recebido, será plantada uma árvore.

Todos os 36 semifinalistas já garantiram receber um certi%uFB01cado de %uFB01nalistas do concurso e ganharão uma camiseta estampada com o logo do doodle.

Francisco Joanes é o mais novo dos quatro filhos do comerciante Lourival Farias Sousa e da dona de casa Maria Zulene Farias Gomes. De acordo com a mãe, foi a filha mais velha, Fabiana, que já é casada, quem incentivou o caçula a participar do Doodle4Google. “Agora estamos pedindo a todos para votar nele”, diz ela.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA

Para definir os 36 semifinalistas, jurados escolhidos pelo site levaram em conta qualidade artística, criatividade, adequação ao tema “O Brasil do Futuro”; adequação do texto de apoio e obediência a todas as regras.

Fonte: Portal SECITECE com informações do Jornal O Povo de 18/01/2011