Notícias

Estão abertas as inscrições para a Obmep 2011

Todos os alunos matriculados em escolas públicas brasileiras (municipais, estaduais e federais) podem participar da Obmep. No entanto, a inscrição deve ser feita pelas escolas (e não pelos próprios alunos) no site www.obmep.org.br. No ato da inscrição, as escolas devem indicar quantos alunos irão participar da 1ª Fase da Olimpíada, de acordo com os seguintes níveis de participação: Nível 1 – estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Nível 2 – estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Nível 3 – estudantes do Ensino Médio.

 

A organização da Obmep incentiva as escolas a inscreverem todos os seus alunos na 1ª fase. A Olimpíada teve sua primeira edição em 2005 e vem desde então crescendo a cada ano (http://www.obmep.org.br/obmep_em_numeros.html). O objetivo principal da Olimpíada,  realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa/MCT) com o apoio Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT),  é propiciar a criação de um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.

 

Fases da Obmep 2011

 

1ª Fase (16/08): Aplicação da prova objetiva, com 20 questões, em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela Obmep.

2ª Fase (22/10): Aplicação da prova discursiva (com 6 a 8 questões) em centros de aplicação indicados pela Obmep. Participam dessa Fase apenas 5% dos alunos de cada escola, em cada nível, com melhor pontuação na 1ª Fase.

 

  Provas da 1ª Fase Provas da 2ª Fase
Local Próprias escolas Centros de Aplicação de provas
Público Todos os inscritos 5% com melhor classificação
Correção Professores das próprias escolas Equipe de professores indicada pela Obmep

 

Premiação

A lista dos premiados será divulgada em 15 de dezembro, sendo que os critérios para as premiações são detalhados no Regulamento da Obmep, disponível no site www.obmep.org.br.  Serão premiados 500 alunos com medalhas de ouro; 900 com medalhas de prata; e 1.800 com medalhas de bronze. Além disso, serão concedidos Certificados de Menção Honrosa a até 30 mil alunos. Também serão premiados 127 professores dentre os que obtiverem o maior número de pontos, conforme o regulamento. O prêmio será um computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática.

Serão premiadas, ainda, 81 escolas. Serão concedidos um computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática, e kit de projeção móvel (datashow e tela), às escolas municipais ou estaduais, selecionadas a partir dos critérios estabelecidos no regulamento.

Finalizando a premiação da Obmep 2011, serão concedidos troféus às secretarias municipais e estaduais que obtiverem maior pontuação em suas respectivas UFs e regiões, totalizando 52 secretarias municipais e 5 estaduais, conforme previsto em regulamento.

Calendário – Obmep 2011

 

18 de abril Abertura das inscrições

(exclusivamente por internet)

3 de junho Encerramento das inscrições
16 de agosto

(terça-feira)

Provas da 1ª Fase
26 de agosto Data-limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para 2ª Fase.
3 de outubro Divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas.
 

3 a 21 de outubro

 

 

Período para as escolas indicarem no site da Obmep, dos professores dos alunos classificados para a 2ª Fase
22 de outubro

Sábado, 14:30 h (horário de Brasília)

 

Provas da 2ª Fase
15 de dezembro Divulgação dos premiados

 

Informações sobre a Obmep 2011 www.obmep.org.br

 

Fonte: MCT