+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Estande do Amazonas recebe visita do ministro e Prêmio Nobel de Química na ExpoT&C

O estande com a exposição de instituições de ensino e pesquisa do Amazonas foi um dos destaques, na manhã desta segunda-feira (23/07), durante a abertura da 20ª edição da ExpoT&C – mostra de ciência e tecnologia, realizada no âmbito da programação da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira, na Universidade Federal do Maranhão  (UFMA). O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antônio Raupp, esteve no estande do Governo do Amazonas junto ao pesquisador da Technion, Daniel Shechtman, Prêmio Nobel da Química 2011.

Na ocasião, o ministro recebeu o exemplar da revista Amazonas Faz Ciência, produzida pela equipe do Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), que traz em suas páginas uma entrevista exclusiva dele falando sobre a importância estratégica da região amazônica para o País, onde ele destacou que a biodiversidade é a chave para o desenvolvimento científico na Amazônia.

“O mundo está prestando atenção no Brasil e nós temos tudo para dar exemplo ao mundo ao criar um modelo de desenvolvimento sustentável que combina, de modo equilibrado, crescimento econômico com inclusão social e preservação ambiental”, afirmou Raupp, durante a solenidade de abertura da 64ª SBPC, na noite do domingo, 22/07.

Ministro conhece café de tucumã

Na oportunidade, Raupp ainda conheceu de perto a pesquisa ‘Preparação do café de tucumã e extração do óleo de tucumã’, realizada pela professora de Química, Alessandra Lopes, do Centro Educacional Governador Gilberto Mestrinho, em Tefé (AM), distante 575 quilômetros de Manaus. A pesquisa de iniciação científica foi  financiada pela FAPEAM, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Programa Ciência na Escola (PCE).

Durante a abertura da ExpoT&C, a presidenta da SBPC, Helena Nader, informou que a cada ano, a ExpoT&C está maior e, em 2012, ocupa uma área de 7 mil metros quadrados. “Eu vejo isso com um orgulho muito grande e como uma prestação de contas à sociedade, pois quando o público entra aqui e vê todos estes institutos e organizações, que atuam em prol da ciência, mostrando o que fazem e a contribuição que deram à ciência, temos a certeza de que estamos mostrando pra sociedade como e onde estão sendo investidos os recursos destinados à CT&I no País”, destacou.


Sobre a SBPC e a ExpoT&C

A 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada até o dia 27 de julho, no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na capital São Luís. O tema dessa edição é ‘Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza’, trazendo a discussão do desafio brasileiro de reduzir o nível de pobreza em todo o País, além de homenagear os 400 anos da cidade.

Neste ano, serão comemorados os 20 anos da ExpoT&C, uma das mais importantes mostras de ciência e tecnologia, que conta com a presença de unidades de pesquisa, agências de fomento e organizações sociais do sistema do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A mostra reúne 120 expositores, entre universidades, institutos de pesquisa e agências de fomento, que apresentam suas iniciativas em Ensino, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Uma das novidades dessa grande mostra será o espaço ‘Café Literário’, que diariamente, a partir das 18h, terá lançamentos de livros, leituras dramáticas e bate-papo com os autores.

Sobre o estande do Amazonas

O estande do Amazonas leva ao público de todo País algumas iniciativas na área de ciência, tecnologia e inovação apresentadas pela FAPEAM, Seduc, Cetam, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fundação Nokia de Ensino, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM).

Fonte: FAPEAM

Próximos Eventos