Notícias

Estação Espacial Internacional é um caos, diz diretor da ESA

A ISS (sigla em inglês de Estação Espacial Internacional) é um projeto de sucesso, mas que está ameaçado pelo caos por falta de planejamento coletivo, disse o diretor-geral da ESA (Agência Espacial Europeia), Jean-Jacques Dordain.

O comentário foi feito durante o Paris Air Show, evento de aviação que acontece na capital francesa nesta semana, e publicado na versão on-line do jornal britânico “Telegraph”.

Segundo Dordain, os países que formam a parceria espacial não discutiram suficientemente o modo de transporte que substituiria os ônibus espaciais quando estes fossem aposentados.

Até então, essas naves garantiam a reposição de equipamentos e suplementos até a ISS, além do revezamento de astronautas durante as missões.

O diretor-geral também classificou de “anarquia” o fato de as nações terem tomado, individualmente e de acordo com seus próprios interesses, uma posição sobre como seria realizado o transporte até a ISS.

Para lembrar, os EUA decidiram pegar carona em voos russos da nave Soyuz. O Japão e a ESA optaram pelo desenvolvimento de naves próprias de abastecimento.

A ISS é uma parceira internacional que envolve agências espaciais dos EUA, Rússia, União Europeia, Japão e Canadá.

Fonte: Folha de São Paulo

 

Próximos Eventos