+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Esquina da Ciência completa um ano de sucesso

O Projeto Esquina da Ciência completou um ano de existência na última quarta-feira (12). E para comemorar a data, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) organizou uma solenidade com a presença do ministro conselheiro Todd C. Chapman, representante da embaixada americana, e do diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde (DABS/CNPq), Paulo Sergio Lacerda Beirão.

Chapman ressaltou a importância do estreitamento dos laços de amizade entre os dois  países. “O Esquina da Ciência é um sucesso. Temos certeza que é apenas o começo da trajetória. Vamos realizar muito mais,” disse o representante americano. Para Paulo Sergio Beirão vale ressaltar que o projeto fortalece as relações de cooperação. “É um momento estratégico para o País. Todos os indicadores apontam para o sucesso da Esquina da Ciência e esperamos a continuidade”, disse o diretor do CNPq.

Em um ano de existência, o programa realizou diversas atividades como exposições, palestras, debates, videoconferências e mesas-redondas. A Esquina da Ciência é realizado em conjunto com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e a Centro de Informação e Pesquisa (IRC), instituição norte-americana criada em 1972 para prestar serviços de excelência, oferecendo diversas informações sobre os Estados Unidos à comunidade brasileira e em especial de Brasília. O principal objetivo é o fortalecimento da cooperação entre as duas nações no campo cientifico e tecnológico. Realizado no prédio do CNPq, é aberto ao público e oferece acesso a livros, revistas, dvds, além de contar com uma base de dados sobre temas relevantes as ciências e a tecnologia.

Após a abertura, os participantes puderam acompanhar a Mesa Redonda “Cooperação Científica e Tecnológica entre os EUA e o Brasil – e a Esquina da Ciência”. Na parte da tarde, o professor Roger Launius, curador do Museu Aeroespacial do Instituto Smithsonian em Washington-DC, proferiu palestra sobre “Robôs vs. Humanos no Espaço”. Ao final do encontro, o chefe do Centro de Memória, ao qual A Esquina está ligado, disse que as atividades do Programa este ano encerram-se hoje, mas que a partir de fevereiro de 2013 voltarão ao normal com nova programação.

Fonte: CNPq

Próximos Eventos