+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Espaço Ciência leva programação interativa para a Reunião Anual da SBPC

Integrantes da equipe do Espaço Ciência estão em São Luís para participar de um dos maiores eventos científicos do Brasil, a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A iniciativa acontecerá até 27 de julho, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem como tema central “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”.

O Espaço Ciência levará ao evento a Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos, um projeto que tem o objetivo de promover viagens de divulgação científica levando ao público diversos experimentos científicos. A Caravana foi criada entre a parceria do Espaço Ciência e Representação Regional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste (ReNE/MCTI) para homenagear 18 notáveis cientistas pernambucanos. A programação da caravana para a SBPC contará com “experimentos de bolso” – atividades de interação com o público, réplicas dos cientistas, um jogo de tabuleiro sobre os 18 notáveis cientistas pernambucanos e distribuição de livretos sobre o projeto.

Na sessão de pôsteres, a equipe do Espaço Ciência apresentará quatro trabalhos. São eles: “Curso de Férias “Saúde é o que interessa, doença não tem pressa” formando multiplicadores no combate à doença negligenciada esquistossomose”; A feira Ciência Jovem como incentivo para a inovação; CLICinema: Uma Experiência em Mídias na Educação e Experimento “pH do planeta” como estratégia atraente e útil para o ensino da química.

Antonio Carlos Pavão, professor e diretor do Espaço Ciência, coordenará a mesa-redonda Desafios do ensino de ciência na realidade brasileira, na próxima quarta-feira (25), das 15h30 às 18h. Participarão também as professoras Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek (UFRJ) e Suely Druck (UFF).

A Reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debate de políticas públicas em C&T e conta com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas.

De acordo com a organização do evento, a programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).

Fonte: Ascom – Espaço Ciência

Próximos Eventos