Notícias

Equipe de Pernambuco é novamente finalista nacional na Imagine Cup

As finais nacionais da Imagine Cup tem a cara de Pernambuco. Das seis equipes brasileiras classificadas nas categorias Sistemas Embarcados e Design de Software, quatro são pernambucanas. Duas delas são do Centro de Inovação da Microsoft na Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (MIC-Etepam) – Embedded Brain (Sistemas Embarcados) e LevelUp Team (Design de Software). O resultado desta última categoria, a principal da copa do mundo de inovação, foi divulgado ontem (27). Na próxima quarta-feira (04/05), as equipes classificadas seguem para Curitiba para disputar, em cada categoria, uma vaga na final mundial, que acontecerá em julho, em Nova Iorque.

Formada por Júlio Mendonça, Hugo Rodrigues, Gabriel Magalhães, Adailson Queiroz e Francinildo Kleyson, a LevelUp Team tem como trunfo o projeto EduAcademy, que propõe um ponto de encontro virtual entre professores e alunos, com o objetivo de compartilhar material didático/educativo. Na bagagem, a equipe leva muito otimismo e a experiência de quem participa pela segunda vez de uma final nacional da Imagine Cup.

“E com muita satisfação que vejo esse resultado.  Pernambuco muito bem representado na final nacional da Imagine Cup Brasil. As equipes do MIC são formadas por ex-alunos nossos, que hoje estão na universidade e integram dois grandes times. E podemos dizer que tudo começou com o estímulo dos meninos da Proativa Team, ex-incubada do MIC-Etepam que também está na final em uma das categorias”, comentou entusiasmado o coordenador do Centro e mentor do projeto, Francinildo Kleyson.

A Proativa Team, do Centro de Informática da UFPE (CIn), é uma das concorrentes da outra equipe do MIC-Etepam que está nas finais nacionais da Imagine Cup – a Embedded Brain, na categoria Sistemas Embarcados. Em 2009, a Proativa Team foi campeã mundial na categoria Interoperabilidade, e, em 2010, foi a vencedora nacional e a sétima colocada no mundo na categoria Design de Software. Sobre a competição, Francinildo enxerga como saudável e comenta que a equipe sempre foi parceira do MIC desde o início. “Eles viram o MIC crescer e cresceram junto conosco e, agora, estaremos, mais uma vez, juntos na final”, disse.

O projeto da Embedded Brain é voltado para a área de saúde e integra diferentes sistemas, como atendimento e diagnóstico, usando um software que pode ser embarcado em macas, cadeiras, entre outros equipamentos hospitalares. O resultado dos finalistas nacionais nessa categoria foi conhecido em fevereiro. Já em Design de Software, concorre com a LevelUp a pernambucana TechUp, também do CIn/UFPE, e a The Utopians , de Belo Horizonte.

Esta é a nona edição da Imagine Cup, que traz o tema “Imagine um mundo onde a tecnologia ajude a solucionar os problemas mais complexos que enfrentamos atualmente”, baseada nas oito Metas do Milênio definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

MIC-Etepam – Fruto de um convênio entre a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sectec) e a Microsoft, o Centro de Inovação da Microsoft na Etepam (MIC-Etepam, da sigla em inglês) é o único no País instalado numa escola técnica pública. Inaugurado pelo governador Eduardo Campos em agosto de 2008, já capacitou gratuitamente mais de 500 jovens em cursos de Tecnologia da Informação (TI). Ao longo de quase três anos de existência, equipes do MIC-Etepam vem se destacando em diversas competições, congressos e eventos nacionais e internacionais de TI.

Fonte: Imprensa Sectma PE

Próximos Eventos