Notícias

Equipe brasileira vence desafio de robótica

Estimular a criação de robôs educativos financeiramente acessíveis: foi com este intuito que a Rede Africana de Robótica (AFRON) lançou o desafio “10 Dollar Robot”, realizado de 15 de junho a 15 de setembro.

A equipe brasileira ficou em segundo lugar na categoria “todos em um”, a partir da invenção do N-Bot, uma plataforma robótica educacional desenvolvida no laboratório da NatalNet e criada com o objetivo de popularizar robôs entre os estudantes de todas as idades. O N-Bot utiliza uma interface comunicacional simples e universal: o canal áudio. O protótipo custa em torno de U$ 14 e pode ser construído por qualquer pessoa usando peças comuns disponíveis no mercado.

O anúncio dos ganhadores foi feito no dia 29 de setembro, durante um evento nos Estados Unidos, pelo professor Ken Goldberg, co-fundador da AFRON e membro da Universidade de Berkeley. Os integrantes da equipe brasileira são da Universidade do Rio Grande do Norte; Rafael Aroca e Luiz Gonçalves lideraram o grupo, integrado também por Renata Pitta e Aquiles Burlamaqui.

Mais detalhes e instruções de construção e programação podem ser encontrados na página do N-Bot:http://www.natalnet.br/~aroca/afron/.

Fonte: Informações da SBC

Próximos Eventos