+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Entidades se unem para capacitar estudantes na área de TICs

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jadir José Pela, e o presidente-executivo da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC), Marcos Ferrari, assinaram, nesta terça-feira (10/11), um protocolo de intenção para a formação de mão de obra. A parceria irá beneficiar estudantes da Rede Federal e terá como foco a capacitação de recursos humanos voltados para a área da Tecnologia da Informação e Comunicação, as TICs.

Nos próximos dois anos, período de vigência do documento assinado, as instituições ligadas ao Conif irão utilizar sua capilaridade para fornecer mão de obra qualificada para as mais de mil empresas associadas à ConTIC, que reúne os setores de telecomunicações, infraestrutura e informática. “A inovação e a ciência são temas muito importantes para nós. Não tenho dúvidas que teremos importantes ganhos com a parceria, como incremento em pesquisa, empreendedorismo, aliado aos ambientes mais modernos e inovadores. Nossos estudantes irão ganhar bons ambientes de estágio e emprego, o que irá fomentar, entre outras coisas, o desenvolvimento regional de onde as empresas atuam e os estudantes residem”, afirmou o presidente do Conif.

A possibilidade de oferta de vagas para estágios e empregos, bem como o desenvolvimento de projetos de pesquisa focados em inovações e novas tecnologias, também são itens que devem beneficiar diretamente as empresas e os estudantes, além de outras iniciativas de cooperação entre o Conif e a ConTIC. “O avanço da tecnologia e a demanda cada vez maior por serviços digitais e pela conectividade têm exigido cada vez mais uma mão de obra qualificada, assim, com essa parceria, estamos incentivando melhores serviços e contribuindo para o futuro desses jovens”, afirmou o presidente executivo da ConTIC, Marcos Ferrari.

A presidente da ConTIC, Vivien Suruagy, reforçou a importância desta ação no fomento à educação e capacitação profissional. “Como um setor intensivo em mão-de-obra, estamos muito satisfeitos em poder participar de uma iniciativa como esta, que não apenas prepara os jovens para o mercado, como também abre portas em um segmento tão dinâmico como o de tecnologia, onde a atualização é fundamental para os profissionais da área. É muito importante a capacitação de recursos humanos para implantação da estratégia brasileira para transformação digital, internet das coisas, computação na nuvem, big data e inteligência artificial. Sem treinamento e capacitação não teremos conectividade de qualidade”, afirmou.

Para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos, foi estabelecido um Comitê de Acompanhamento, que irá trocar informações que considerarem adequadas, no que se refere a programas de ação em áreas de interesse mútuo, como frisa o documento. “Esse acordo nasce com um plano de ação para a execução da Rede Federal. Estamos prontos para colocar isso em prática. É um trabalho pragmático com os estudantes”, destacou Alexandre Bahia, secretário executivo do Conif.

Os cursos podem ser disponibilizados observando as demandas apresentadas pelas instituições. A cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenção ocorreu durante a 21ª Reunião Virtual do Conif.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos