Notícias

Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência 2013

Contribuição da CT&I para a gestão da saúde nos trópicos será tema de debate no segundo dia do evento

O Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência 2013 levará ao âmbito acadêmico questões de interesse global, relacionados à sustentabilidade e qualidade de vida. Nesse contexto, a saúde em países emergentes é um forte assunto a ser abordado. Nas últimas décadas observou-se um significativo avanço no campo da ciência médica. Entretanto, algumas regiões de nosso planeta ainda sofrem com um persistente obstáculo no tratamento da saúde pública: as doenças tropicais, uma grave problemática que afeta nosso país de maneira alarmante. Negligenciadas em vários aspectos, muitas dessas doenças – como por exemplo a esquistossomose, dengue e malária –  tornaram-se endemias que assolam populações inteiras ainda do no século XXI. Este tipo de problema se prolifera principalmente pelo crescimento populacional desassistido com consequente sujeição a condições precárias de saneamento e assistência médica. As doenças tropicais geralmente acompanham situações de carência e pobreza, representando uma das mais expressivas mazelas dos países em desenvolvimento. De que forma a inovação científica e tecnologia podem contribuir para a mudança deste cenário? Este será um dos temas debatidos no encontro, que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Pampulha.

Manuel Otávio da Costa Rocha, pesquisador da UFMG e Doutor em Medicina Tropical, será um dos convidados que integrará a mesa “Contribuição da CT&I para a saúde nos trópicos”. De acordo com o pesquisador, enfrenta-se ainda hoje uma grande dificuldade em combater essas doenças devido ao fato de o desenvolvimento de medicamentos para estas doenças oferecerem pouco retorno à indústria farmacêutica. Segundo ele, uma estratégia a ser adotada é aumentar o incentivo ao desenvolvimento de projetos de pesquisa neste campo por meio de ação das Fundações Estatais de Amparo à Pesquisa, bem como promover a integração entre universidade e empresas, para uma eficiente convergência de conhecimentos. “A FAPEMIG está desenvolvendo um importante papel em Minas Gerais, com o estímulo à criação dos parques tecnológicos, que agregam, em um só ambiente, áreas do conhecimento antes desarticuladas”, disse.

Ainda sob a ótica do pesquisador, para se captar mais pesquisas para esta esfera da medicina, é necessário estabelecer novas diretrizes de avaliação dos projetos. “Pesquisas no campo das doenças tropicais não alcançam números elevados de publicações e este não deve ser um critério de avaliação de projetos voltados para esta área. A incidência dessas enfermidades se restringe a regiões específicas, portanto os estudos não alcançam repercussão global. É importante considerar-se a relevância social dos estudos”, defende.

Essas e muitas outras propostas serão objeto de investigação no Encontro, que visa debater temas pertinentes ao Fórum Mundial de Ciência, que será realizado em 2013 na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e também identificar demandas e recomendações que irão compor um documento nacional. O tema central – Desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico nos trópicos –  propõe um reflexão sobre os novos desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas com o crescimento populacional, que traz problemas relacionados à habitação, transporte, emprego, educação, meio ambiente, entre outros, fundamentais para o desenvolvimento, a competitividade e a sustentabilidade dos países. A intenção é debater sobre o papel da ciência na busca por soluções aplicáveis a estes desafios.

Confira a programação completa no link http://www.fapemig.br/wp-content/uploads/2012/10/folderEncontro_FINAL-2.jpg

Serviço

ENCONTRO PREPARATÓRIO DO FÓRUM MUNDIAL DE CIÊNCIA 2013

Tema central: Desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico nos trópicos

Data: 29 e 30 de outubro de 2012

Local: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | Auditório do Centro de Atividades Didáticas (CAD) – Av. Antônio Carlos, nº6627, Pampulha.

Informações e inscrições em

http://fmc.cgee.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27&Itemid=130

 Fonte: Ascom – FAPEMIG

Próximos Eventos