Destaques

Empresas criam primeiro curso gratuito em Inteligência Artificial no Brasil

Com a iniciativa de identificar startups em AI (Inteligência Artificial) e de formar novos pesquisadores e mão de obra de qualidade, a NVIDIA anuncia parceria com o Instituto de Inteligência Artificial Aplicada,fundado pela DATA H. A NVIDIA concede todo material de apoio, por meio da tecnologia Deep Learning Institute e da extensa biblioteca voltada aos desenvolvedores (https://developer.nvidia.com). O curso é voltado para Inteligência Artificial e aborda áreas do conhecimento como Visão Computacional, Processamento de Linguagem Natural, IoT (Internet das Coisas), Machine Learning e Robótica.

“A NVIDIA sempre está interessada em expandir a oferta em soluções de alta performance no país e oferece produtos e cursos poderosos para o desenvolvimento e pesquisa de Deep Learning e Inteligência Artificial. Estamos felizes com essa parceria com o Data H, pois é o primeiro curso com essas características no Brasil, totalmente gratuito e voltado a talentos que queiram aprender novas técnicas de programação e busquem uma oportunidade no mercado”, comenta Marcio Aguiar, gerente de desenvolvimento para área Enterprise para América Latina.

O perfil é voltado para os interessados em inovação, tecnologia, profissionais da área das engenharias, alunos que queiram aprimorar o conhecimento em AI (Inteligência Artificial), além de pessoas ligadas a startups. Para ingressar é preciso participar de um processo seletivo que consiste em resolver um teste com problemas envolvendo lógica. Não é necessário um conhecimento prévio na área, mas sim uma boa noção de matemática.

A primeira turma do projeto teve início no primeiro semestre de 2018 e o processo seletivo contou com 180 inscrições e apenas seis, das 20 vagas disponíveis, foram preenchidas, pois foram os únicos capacitados para resolver o problema. Mesmo com as vagas restantes em aberto, a Data H prefere dar ênfase na formação dos alunos que foram capazes de solucionar o teste, pois a cada semestre existem avaliações e o aluno que não for aprovado, automaticamente estará desqualificado do curso, dando lugar a outro.

“Diante da complexidade de seleção, diversas empresas já ofereceram bolsas de pesquisa a alguns dos nossos alunos. O curso é uma pós-graduação, porém 60% dos alunos ainda estão na graduação, o que prova que eles são talentos natos”, afirma Evandro Barros, CEO da DATA H. O curso é semestral e presencial com o ensino baseado em PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), uma metodologia de ensino e desenvolvimento de competências guiada por problemas.

Neste método o aluno estuda individualmente sobre um determinado assunto antes da aula, e anota todas as suas dúvidas ou dificuldades. Na aula, acontecem discussões sobre problemas reais apresentados, realizadas em grupos. Desta forma, a participação de cada aluno se torna essencial, incentivando o trabalho em equipe e também a comunicação entre eles. Para se manter atualizado dos processos seletivos, basta se cadastrar na newsletter do site oficial da Data H (https://www.datah.com.br).

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos