Notícias

Empresa no Paraná é destaque de inovação em Pernambuco

O casal de empresários Izabel e Osmar Ricardo Paulino está à frente, há 12 anos, da Ibela-Ro, pequena confecção em Cianorte, noroeste do Paraná. Embora muitos anos atuando no setor de confecções, eles tinham receio da palavra inovação e faltava visão de mercado. A partir de 2010 essa realidade mudou. A Ibela-Ro passou a fazer parte do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), desenvolvido pelo Sebrae. Hoje a gestão da empresa está melhor estruturada e as peças passaram a ter como referência o mercado europeu.

Anos de prática não significam sucesso garantido no mundo dos negócios. Foi o que aconteceu com o casal. “Estava precisando de ajuda, mas não sabia a quem recorrer. A forma de gerir o negócio não era correta. Não havia, por exemplo, planilhas de controle de produção. Um dia recebi uma ligação do Sebrae oferecendo o serviço do ALI. No início fiquei com receio, já que se trata de uma empresa que está há 11 anos no mercado. Mas depois vi que o trabalho é sério e conta com profissionais gabaritados”, avalia Izabel.

A Ibela-Ro produz as marcas Diselline Jeans e Oposto Jeans, no segmento de jeans masculino e feminino. A Diselline é comercializada em um shopping atacadista em Cianorte, que recebe clientes de todo o país. Já a Oposto Jeans chega às lojas do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e São Paulo, por meio de representantes comerciais.

Agilidade nas decisões

De acordo com Izabel, a parte de modelagem ficava distante da área de pilotagem, onde se monta as peças. Ela, que coordena toda essa parte, ficava de um lado para o outro. “Com apoio do ALI, nós centralizamos tudo em um único lugar, o que nos deu um mapa da produção”, conta. Outro aspecto importante da mudança foi o aumento do controle no processo produtivo, já que os gestores passaram a ter mais informações sobre todas as etapas, dando agilidade para tomar decisões. A alteração, aparentemente simples, representou ganho de competitividade e produtividade.

Conhecer outros modelos de gestão motivou Osmar a participar de uma missão técnica para a Europa. Organizada pelo Sebrae no Paraná, a viagem promoveu, durante uma semana, o intercâmbio de conhecimento, a prospecção de oportunidades nas áreas acadêmica e organizacional. A missão técnica visitou centros empresariais e universidades, localizadas na região da Emilia-Romagna, na Itália, para, entre outras coisas, verificar como é o relacionamento dos institutos de moda com os setores industriais.

“Com a viagem, conseguimos trazer muito conhecimento, principalmente na área de moda. As vitrines deles, por exemplo, são muito diferentes das nossas”, conta Osmar Paulino. “Daqui para frente, as mudanças vão acontecer com mais naturalidade, já que pegamos o fio da meada. Nós tínhamos um certo receio da palavra inovação, porque não tínhamos visão de mercado”, observa.

A evolução pela qual passou a empresa Ibela-Ro foi apresentada no 2º Encontro Nacional dos Agentes Locais de Inovação (ALI), que acontece até esta sexta-feira (15) em Porto Galinhas (PE). “Ficamos surpresos quando recebemos a notícia que nós representaríamos o Paraná em um encontro nacional do programa, o que é muito gratificante”, comemora Osmar.

Fonte: Agência Sebrae

Próximos Eventos