Destaques

Empresa faz primeira entrega com uso de drone no Brasil

A empresa SMX Systems, anunciou ter realizado no último domingo, 29/8, a primeira entrega de produto utilizando drone no Brasil. A prova de conceito foi realizada na cidade de Rifaina, próxima a Franca, onde é a sede da empresa que desenvolve soluções para veículos aéreos não tripulados.

Para a prova de conceito foi usado o modelo SMX-DLV-1, capaz de carregar até 2 kg em velocidade superior a 30 km/h. A entrega foi feita com produtos farmacêuticos, em linha com a proposta da SMX de usar esse tipo de sistema para entrega não apenas de forma comercial, mas como estratégia para atendimento em áreas de risco ou de difícil acesso, especialmente em emergências.

A empresa está realizando um levantamento de produtos com até dois quilos, mais vendidos pelos comerciantes. E prevê criar um catálogo online onde os moradores poderão escolher o produto e realizar a compra pela internet, com a entrega sendo realizada por drones.

“Conseguimos reduzir o tempo de entrega, que pode ser de 15 a 20 minutos, para 1,5 minuto”, afirma o fundador e presdiente da SMX Systems, Samuel Salomão. Segundo a SMX, serão feitos mais de 100 voos e entregas para apresentar a tecnologia e validar o sistema junto a empresas de comércio eletrônico. O aparelho utilizado está homologado na Anatel, tem cadastro ativo na ANAC e obteve autorização do DECEA para realizar o voo.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos