+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Embrapa abre plataforma de APIs para soluções tecnológicas no campo

A Embrapa abriu acesso à plataforma de APIs como forma de estimular soluções tecnológicas inovadoras no campo. Batizada de AgroAPI, a plataforma oferece informações e modelos agropecuários para empresas, instituições públicas, startups e desenvolvedores de softwares, aplicativos e serviços web, tanto para testes como uso comercial.

“Esses conjuntos de dados, validados pela Embrapa, são úteis para geração de produtos que ajudem a melhorar a tomada de decisão no campo”, aponta o supervisor do Núcleo de Garantia da Qualidade da Embrapa Informática Agropecuária, Isaque Vacari.

Três conjuntos de APIs já estão disponíveis: a API Agritec, com dados e modelos relativos às condições climáticas antes e durante a safra, estimativa de produtividade e indicação de adubação e correção de solo; a API SATVeg, com dados geográficos que permitem identificar tipos de cultivos, processos de intensificação do uso da terra, comprovação de perdas no âmbito do seguro agrícola e supressão da vegetação natural; e a API PlantAnnot, com dados genômicos, como genes, transcritos e proteínas, de mais de 50 espécies de plantas, voltados à geração de novas variedades de plantas geneticamente modificadas, mais resistentes às mudanças climáticas.

As aplicações estão com acesso aberto para realização de testes, por um período de 90 dias, com o máximo de 3 mil requisições, sendo que as APIs SATVeg e Agritec podem ser contratadas por meio de um plano com custo fixo mensal limitado ao uso de um número específico de requisições. O consumo de 20 mil APIs por mês custa R$ 250,00; e paga-se mais R$ 1,50 para cada conjunto de 100 novas requisições. A contratação é feita por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped). Interessados podem obter mais informações pelo email agroapi@embrapa.br.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos