Notícias

Edital seleciona projetos conjuntos de pesquisa entre Brasil e Japão

Acaba de ser divulgado o edital que torna pública a realização de seleção de projetos conjuntos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, com vistas ao intercâmbio científico entre instituições de ensino superior (IES) do Brasil e do Japão. O edital selecionará até dois projetos conjuntos de pesquisa com início das atividades no ano de 2013.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 12 de setembro, exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento de formulário de inscrição, disponível na página do programa:http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/japao/programa-capesjsps.

No Japão a entidade responsável pelo programa é a Sociedade Japonesa para a promoção da Ciência (JSPS).

Candidaturas

Além das condições estipuladas no edital, as propostas deverão atender aos seguintes requisitos: ser vinculado a Programa de Pós-Graduação avaliado pela Capes; contemplar, principalmente e obrigatoriamente, a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas; caráter inovador; prever a publicação conjunta de artigos científicos; ser apresentada por coordenador de equipe, detentor de título de doutor; a equipe proponente deve contar com, no mínimo, dois docentes doutores vinculados a um programa de pós-graduação.

Seleção

A seleção se desenvolverá em quatro etapas: verificação da consistência documental; análise de mérito; priorização das propostas e reunião conjunta. A divulgação do resultado final se dará, conjuntamente, por correspondência dirigida ao candidato, por meio de publicação no Diário Oficial da União e por meio da relação nominal dos aprovados no sítio da Capes.

Fonte: Ascom da Capes

Próximos Eventos