Notícias

Edital seleciona estudantes para doutorado sanduíche e pós-doutorado na Espanha

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio de sua Diretoria de Relações Internacionais (DRI), divulga nesta quinta-feira, 13, o edital para seleção de candidatos a bolsa do Programa Estágio de Curta Duração na Espanha (Capes/Fundação Carolina), destinado a docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. As modalidades de bolsa apoiadas são doutorado sanduíche e pós-doutorado.

Para inscrever o candidato deve ser brasileiro ou ter nacionalidade brasileira ou visto permanente de residência no país, no caso de estrangeiro. A inscrição deve ser feita por meio do preenchimento do formulário de inscrição on-line, até o dia 28 fevereiro. Outros requisitos específicos para candidatura em cada modalidade, assim como os documentos que devem ser anexados ao formulário de inscrição, estão descritos no edital.

A seleção será feita em quatro fases: verificação da consistência documental, análise do mérito científico da candidatura, priorização das candidaturas pelo grupo assessor da DRI e reunião conjunta entre a Capes e a Fundação Carolina para decisão final. Os resultados estão previstos para serem divulgados em abril deste ano e as atividades iniciadas em maio/setembro de 2011.

Benefícios

Os estágios de curta duração consistem na concessão de bolsas de estudo no exterior aos estudantes de doutorado nas modalidades doutorado sanduíche (com duração de quatro a seis meses) e pós-doutorado (com duração de três a seis meses). Em casos excepcionais, o estágio poderá ser prorrogado até o máximo de doze meses. Serão concedidas até 300 mensalidades de bolsas para docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação brasileiros

Outros benefícios são mensalidade no valor de € 1300 para doutorado sanduíche e € 2100 para pós-doutorado, paga exclusivamente nos meses de efetiva permanência no território espanhol; seguro saúde; auxílio instalação; e passagem aérea.

Mais informações pelo e-mail cpro@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Dúvidas e solicitações referentes ao formulário eletrônico pelo e-mail bexeletronico.cgci@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 2022-6160.

Fonte: Portal Capes 13/01/2011

Próximos Eventos