+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Notícias

Edital Pesquisador na Empresa divulga resultados da 1ª rodada

O Edital 062/2009, RHAE – Pesquisador na Empresa, lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), e pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC), acaba de aprovar 60 projetos na 1ª Rodada. Serão investidos R$ 9,9 milhões para financiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação desenvolvidos dentro das empresas.

O principal objetivo é apoiar a ida de pesquisadores, mestres e doutores, para as empresas de micro, pequeno e médio porte, atendendo aos objetivos do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento nacional (PAC CTI 2007-2010) e as prioridades da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP).

Os interessados em participar da 2ª rodada do edital devem encaminhar as propostas até o dia 30 de abril. Seguindo a linha dos Programas Estruturantes para Sistemas Produtivos, da PDP, e as áreas de interesse dos Fundos Setoriais financiadores do Edital, serão apoiadas nesta segunda rodada propostas que busquem abordar os setores industriais dentro dos temas:

Programas Mobilizadores em áreas estratégicas, como: Tecnologias de Informação e Comunicação, Nanotecnologia, Biotecnologia, Complexo Industrial da Defesa, da Saúde e da Energia Nuclear;Programas para Fortalecer a Competitividade, como: Complexo Automotivo, Indústrias de Bens de Capital, Naval e de Cabotagem, Têxtil e de Confecções, Complexo de Couro, Calçados e Artefatos, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, entre outros; e Programas para Consolidar e Expandir Liderança, como: Complexo Produtivo do Bioetanol, da Indústria do Petróleo, Gás e Petroquímica, Complexo Aeronáutico e Complexos Produtivos de Mineração, Siderurgia, Celulose e Carnes.

As propostas devem estar associadas ao desenvolvimento tecnológico de produtos ou processos, visando o aumento da competitividade das empresas através da inovação, adensamento tecnológico e dinamização das cadeias produtivas, além do incremento e compatibilidade com o setor de atuação, dos gastos empresariais com as atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com a relevância regional e a cooperação com instituições científicas e tecnológicas.

Os resultados da segunda rodada sairão a partir de julho de 2010. A última rodada receberá as propostas até 27 de agosto de 2010 e divulgará o resultado a partir de outubro de 2010.

Confira o resultado em: http://www.cnpq.br/resultados/2009/062.htm

Para mais informações sobre a 2ª rodada acesse: http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/062.htm

Fonte: Assessoria de Comunicação do CNPq

Compartilhe:

    Próximos Eventos