+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Edital nº 030/2012 seleciona bolsistas para estágio de Doutorando nos EUA

Foi divulgado o edital nº 030/2012 que selecionará bolsistas para estágio de doutorando nos Estados Unidos da América (EUA) nas áreas das Ciências Humanas, das Ciências Sociais, das Letras e das Artes. As inscrições seguem até o dia 1° de outubro de 2012.

De acordo com o documento, serão concedidas até 30 bolsas de nove meses de duração, com início em agosto/setembro de 2013 e término em maio/junho de 2014. No caso do bolsista ser selecionado para o treinamento intensivo de inglês, esta duração poderá estender-se por até 15 meses.

O Programa Capes/ Fullbright de Estágio de Doutorando nos EUA 2012-2013 é fruto de parceria entre a Capes e a Comissão Fulbright e tem como objetivo incrementar as pesquisas realizadas por doutorandos no país e estreitar as relações bilaterais entre os dois países.

Fulbright

O Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos Estados Unidos da América, conhecido em todo o mundo como Programa Fulbright, foi estabelecido em 1946, por lei de autoria do Senador J. William Fulbright. Ao ser idealizado, teve como principal objetivo ampliar o entendimento entre a sociedade norte-americana e a de outros países. Com o passar do tempo vem permitindo uma real integração cultural e educacional entre as nações.

No Brasil, o programa iniciou em 1957, por troca de Notas Diplomáticas que instituiu a Comissão Fulbright. A Comissão Fulbright é dirigida por um conselho diretor, formado por seis brasileiros e seis cidadãos norte-americanos residentes no Brasil.

O Programa Fulbright oferece bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores. Nestes mais de 50 anos no Brasil, beneficiou 3,5 mil brasileiros e 2,7 mil norte-americanos que puderam realizar o sonho de estudar no exterior, conhecer uma nova cultura e estreitar os laços de amizade entre os dois países. No mundo, o programa já concedeu mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e docência a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.

Fonte: Capes

Próximos Eventos