+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Edital da Capes incentiva intercâmbio de docentes e pesquisadores brasileiros e colombianos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou um edital para promover a formação de recursos humanos de alto nível no Brasil e na Colômbia, nas diversas áreas do conhecimento. Interessados podem se inscrever até o dia 26 de outubro.

A chamada é fruto de um memorando de entendimento assinado pela Capes e pelo Departamento Administrativo de Ciência, Tecnologia e Inovação da República da Colômbia (Colciências). O programa visa estimular, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, o intercâmbio de docentes e pesquisadores brasileiros e colombianos, vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior (IES).

Serão financiadas diárias e passagens aéreas internacionais para brasileiros em missão de trabalho na Colômbia. O acordo também prevê recursos para aquisição de material de consumo necessário ao desenvolvimento do projeto, no valor de até R$ 10 mil para a equipe brasileira.

É necessário que os candidatos sejam vinculados a programas de pós-graduação avaliados pela Capes com conceito mínimo 3; tenham comprometimento na publicação conjunta de trabalhos técnico-científicos; e o coordenador do projeto tenha título de doutor há pelo menos cinco anos, com, no mínimo, mais dois doutores na equipe.

A divulgação dos aprovados será no dia 30 de novembro e o início das atividades dos projetos e a liberação dos recursos acontecerá em janeiro de 2013.

O edital está disponível neste link.

Fonte: Agência Gestão CT&I

Próximos Eventos