Destaques

‘Despedida’ de Kassab do MCTIC terá adesão de 2400 prefeituras ao programa Internet para Todos

Pelo menos 2400 cidades devem assinar o termo de adesão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicaões para o programa Internet para Todos, considerado o ‘legado’ do ministro Gilberto Kassb à frente do cargo, já que ele assumiu no programa Roda Viva, que deixará o ministério ainda este mês.

Nesta segunda-feira,12, os prefeitos desses municípios vão a Brasília para assinar o termo de adesão ao programa que levará acesso à banda larga para localidades sem conectividade. O termo de adesão define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no Internet para Todos. As prefeituras indicaram as localidades passíveis de atendimento, que receberão antenas para a distribuição do sinal de internet.

Além de garantir a segurança da área, a prefeitura também arcará com as despesas de energia elétrica que esses equipamentos consumirem. O Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita para os moradores dessas localidades, mas ofertará conexão a preços reduzidos. Os municípios beneficiados nesta primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas em maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia.

A conexão de internet do programa será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos, sendo que três destes foram graças às pesquisas dos cientistas brasileiros, que permitiram estender o prazo de operação do SGCD.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos