Notícias

CVTs e Ceteps oferecem 110 mil vagas profissionalizantes no Estado do RJ

Para quem quer se qualificar para buscar um emprego, o ano letivo começou com ampla oferta de vagas nos cursos gratuitos profissionalizantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), unidade ligada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Ao todo, são 110.719 vagas em cursos oferecidos pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) localizados em todas as regiões do Estado, além de outras unidades da Faetec. Há, também, outras 3.660 vagas para o ensino profissional à distância.

As inscrições começam nesta segunda-feira, 17 de janeiro, e vão até o próximo dia 4 de fevereiro. O sorteio das vagas, aberto ao público, ocorrerá nos dias 7 e 8 de fevereiro. A listagem será divulgada no site da Faetec no mesmo dia. A matrícula, para os candidatos sorteados, será realizada de 9 a 15 de fevereiro. O início das aulas está marcado para o dia 21 do mesmo mês.

Para se inscrever, os candidatos devem comparecer à unidade em que desejam fazer o curso levando a carteira de identidade ou a certidão de nascimento originais. Já para se matricular, os candidatos sorteados deverão levar o documento de identidade original, cópia do CPF da mãe e os comprovantes de residência e escolaridade. Isso porque, para alguns cursos, as vagas são para quem tem a partir dos 16 anos e está no Ensino Fundamental. Os requisitos de idade e escolaridade mínima variam de acordo com o curso. Todas as dúvidas podem ser tiradas nas unidades da Faetec.

A página da Faetec na internet (www.faetec.rj.gov.br) tem informações sobre todos os cursos profissionalizantes oferecidos em todo o Estado do Rio de Janeiro e em quais unidades os candidatos poderão cursá-los. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone (21) 2332-4085.

Melhorar a formação

Os CVTs são uma nova geração de escolas profissionalizantes. Oferecem cursos seguindo a vocação econômica de cada região, o que aumenta a empregabilidade do aluno, que sai capacitado para trabalhar em segmentos com demanda no mercado. Ao todo, já existem 24 unidades em todo o Estado, oferecendo 88 cursos. Já os Ceteps, com 62 unidades e 156 cursos, são os responsáveis pela maior oferta de vagas da rede Faetec.

– O nosso objetivo é melhorar a qualidade da mão de obra. O Estado do Rio terá uma demanda muito grande de trabalhadores qualificados nos próximos anos. Os cursos profissionalizantes oferecidos potencializam a oferta de vagas em todo o Estado, já que eles regionalizam a formação de mão de obra – diz o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

Vagas por área:

Serviços pessoais – 4.328 vagas

Idiomas – 19.183 vagas

Turismo e hospitalidade – 6.530 vagas

Vestuário – 2.770 vagas

Administração – 3.087 vagas

Metalmecânica – 2.527 vagas

Construção e reparos – 6.238 vagas

Informática / Telemática – 38.573 vagas

Outros – 27.483

Fonte: Portal SCT/RJ de 18/01/2011