Notícias

Curso paraense recebe Prêmio Nacional do Ministério da Ciência e Tecnologia

O curso de Residência em Arquitetura de Software alcançou o primeiro lugar do ciclo 2010 do Prêmio Dorgival Brandão Junior do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade de Software (PBQP Software) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O anúncio da premiação foi feito em Brasília no dia 9 de maio no Workshop da Qualidade e Produtividade de Software realizado na sede do MCT.

É a primeira vez que um projeto da região norte alcança a primeira colocação neste prêmio, que este ano contou com mais de 40 projetos de todo país, avaliados por sua inovação, relevância, impacto e abrangência.

A atividade pertence à Rede Paraense de Pesquisa em Tecnologias de Informação e Comunicações, gerenciada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), e é coordenado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com a Universidade da Amazônia (UNAMA) e Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).

O curso foi realizado entre 2008 e 2010, em nível de Especialização, com o objetivo de capacitar profissionais na área de desenvolvimento de software. Foram concedidas bolsas do CNPq e da FAPESPA para os 17 alunos aprovados no processo seletivo, os quais desempenharam suas tarefas em três empresas paraenses: PRODEPA, CTIC-UFPA e Amazon Corp.

Ao final do curso, cada aluno apresentou um trabalho voltado à solução de algum desafio em nível de Arquitetura de Software para a empresa onde atuava como residente. Segundo Rodrigo Quites Reis, responsável pela Coordenadoria de Informação e Prospecção da Sedect e coordenador do projeto premiado, a formação de profissionais na área da computação é carente em todo o país. “Este projeto é um exemplo de como é possível transpor as barreiras entre a Academia e a Indústria. Todos têm a ganhar”, ressalta.

O troféu será entregue no próximo dia 07 de junho na abertura do 10o Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software a ser realizado na cidade de Curitiba, Paraná.

Prêmio do PBQP-Software – Concedido anualmente desde 1995, o Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software objetiva motivar e conscientizar a indústria brasileira de software, dando destaque aos melhores projetos apresentados a cada ciclo do PBQP Software.

Fonte: SEDEC PA

Próximos Eventos