Notícias

Criada agência de proteção intelectual do Instituto de Tecnologia e Pesquisas de Sergipe

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), de Sergipe, criou a Agência de Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia (AGItec). O objetivo é atuar sobre a proteção de direitos relativos à propriedade intelectual da instituição. A unidade foi instituída por meio da Portaria Nº 001 de 04 de abril de 2011, disponível neste link.

Caberá à agência definir a política de gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologia do ITP, com o gerenciamento de toda a matéria passível de proteção por meio da legislação vigente. Também será de responsabilidade da AGItec identificar e avaliar projetos com potencial de geração de inovações, assim como assessorar o instituto nos aspectos administrativos, mercadológicos e jurídicos das novas tecnologias desenvolvidas.

“A agência passa a ser a casa do pesquisador, onde ele pode contar com todo apoio para conduzir o processo de proteção da sua invenção”, explicou Temisson dos Santos, diretor presidente do ITP. A agência também será responsável por captar e formar parcerias para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em outras instituições científicas e empresas. Deverá, ainda, transferir os resultados de pesquisa e desenvolvimento, por meio da comercialização e licenciamento para o setor produtivo.

Fonte: Gestão C&T

Próximos Eventos