+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Conteúdo via internet deve ser livre, defende Google

A publicação de conteúdo via internet e o acesso à informação na web devem ser livres, defendeu Bob Boorstin, diretor de políticas públicas do Google, durante o Google Press Summit 5.0, evento promovido pela empresa até sexta (4) em Santiago (Chile).

Nesse cenário, afirmou o executivo, limites devem ser discutidos “caso a caso”.

“Nos EUA, talvez tivesse sido possível evitar um pouco da crise econômica se houvesse mais gente a par do que realmente estava acontecendo no mercado imobiliário [que deu origem à turbulência financeira global de 2008]”, disse.

“Quais são os limites [da divulgação de informações]? Isso deve ser analisado caso a caso, para verificar quais são os envolvidos e os efeitos da exposição.”

Quanto à cobrança pelo acesso a conteúdo, como o jornalístico, via internet, o executivo disse acreditar na viabilidade de modelos gratuitos, “embora seja preciso encontrar uma forma de dar suporte [financeiro] a essa publicação” — ainda que não seja cobrando diretamente por ela.

“Nos EUA, por exemplo, talvez seja tarde demais para mudar o modelo, pois as pessoas se acostumaram a ter conteúdo gratuito na web”, acrescentou.

Fonte: Folha de São Paulo

Próximos Eventos