Notícias

Conheça o Mapa da Competência e o Business Room

O Bureau Brasileiro para Ampliação da Cooperação Internacional com a União Européia (BB.Bice) possui duas importantes ferramentas para instituições que estão à procura de potenciais parceiros no Brasil e no exterior, com vistas à participação no Sétimo Programa-Quadro (FP7). Enquanto o Mapa da Competência reúne informações de instituições de pesquisa e empresas que atuam nos campos da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT& I) no Brasil, o Business Room é um hotsite onde as instituições brasileiras podem “anunciar” os seus interesses específicos para a participação nos convites à apresentação de propostas do FP7. A mesma estratégia funciona para instituições estrangeiras buscando parcerias brasileiras.

Para que uma instituição brasileira possa concorrer a um projeto de pesquisa financiado pelo FP7 é necessário que essa participação se dê mediante a formação de consórcios, que devem obrigatoriamente incluir instituições dos países pertencentes à União Européia ou associados a esse bloco econômico. Nesse contexto, uma das grandes dificuldades para a efetivação dessas parcerias é a falta de conhecimento sobre as competências e as áreas de atuação das instituições de pesquisa e das empresas brasileiras no exterior.

Com o objetivo de superar essa dificuldade, é que o B.Bice realizou o cadastramento das instituições de pesquisa e empresas nas áreas de CT& I, quando lançou o Mapa da Competência. A iniciativa foi construída com a finalidade de colaborar para o fortalecimento da cooperação entre instituições do Brasil e da União Européia, no âmbito do Sétimo Programa-Quadro (FP7).

O Mapa da Competência

Cerca de 130 instituições e empresas já estão inscritas no Mapa. O cadastro não representa um trabalho exaustivo de coleta de informações sobre essas instituições e empresas, mas sim a reunião de um conjunto de dados que irão permitir que uma instituição e/ou pesquisador no exterior tenham o conhecimento sobre o que o país desenvolve em termos de pesquisa e desenvolvimento e encontrar/contatar quem, em nível institucional, tem essa capacidade. O Mapa representa, ainda, uma boa fonte de dados para jornalistas, estudantes, pesquisadores e instituições brasileiras que queiram trocar informações e parcerias.

O Mapa é dinâmico e está em constante atualização. Instituições e pesquisadores que tenham interesse em cadastrar seus dados, podem entrar em contato com a equipe do B.Bice. Acesse já o Mapa da Competência, disponível no endereço http://mapa.bbice.unb.br.

Clique para acessar a Carta de Apresentação, o Mapa de Competência e o Anexo I.

Após o preenchimento, o Mapa deve ser enviado para o e-mail bbbice@unb.br. A equipe do B.Bice confirmará o recebimento.

Business Room: Ampliando parcerias

Pesquisadores e instituições brasileiras têm dificuldade em encontrar parceiros europeus. Por outro lado, os pesquisadores e instituições da UE enfrentam o mesmo problema quando procuram por parceiros brasileiros, quer devido à falta de conhecimento sobre as competências e as áreas em que as instituições de pesquisa brasileiras e empresas atuam – um problema que o BB. Bice espera minimizar com o Mapa da Competência – ou devido à dificuldade em encontrar as instituições que gostariam de desenvolver um trabalho conjunto.

O BB.Bice espera que o Business Room colabore para a promoção de parcerias entre instituições de pesquisa brasileiras e européias, o reforço da cooperação internacional e promoção do Programa-Quadro.

Acesse já o Business Room, disponível em http://balcao.bbice.unb.br

Fonte: Boletim Eletrônico do BBBICE de 08/02/2011

Próximos Eventos