+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Congresso Nacional impõe nova derrota a Bolsonaro com dinheiro para Internet nas escolas

O Congresso Nacnional retomou um único item que havia sido vetado no Projeto de Lei 9165/17, do Poder Executivo, que cria a Política de Inovação Educação Conectada com o objetivo de apoiar as escolas na obtenção de acesso à internet de banda larga e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. O projeto foi convertido na Lei 14.180/21.

Assim, será reincorporado à lei dispositivo que previa o apoio com repasses de recursos por meio do programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), disciplinado na Lei 11.947/09. Para vetar o item, o governo argumentou que havia ampliação de despesas obrigatórias sem a demonstração da compensação financeira permanente. O programa destina ajuda financeira de R$ 3,5 bilhões da União para estados, Distrito Federal e municípios garantirem acesso à internet para alunos e professores da rede pública de ensino em decorrência da pandemia de Covid-19.

Os recursos seriam cobertos pelo Orçamento, recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) ou pelo saldo das trocas de metas de universalização – que atualmente beira os R$ 3,7 bilhões, mas é 100% contingenciado para o superávit orçamentário. Como já tinha sido derrotado, o governo Bolsonaro editou Medida Provisória tornando indefinidos os prazos para repasse. 

Fonte: Convergência Digital em 28/09/2021

Próximos Eventos