Notícias

Confea e Governo Federal lançam Censo dos Profissionais da Engenharia nesta sexta-feira

O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) lançam, nesta sexta-feira (30/9), às 10h30, o Censo dos Profissionais da Engenharia.

Com a presença do presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, e do secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Luiz Ribeiro da Silva, o lançamento acontecerá durante a 68ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (Soeaa), que está sendo realizada em Florianópolis (SC), com a participação de aproximadamente três mil profissionais.

Diante da atual conjuntura de elevada demanda pelos profissionais da Engenharia e da crescente entrada de profissionais estrangeiros no mercado nacional, o censo tem por objetivo conhecer o perfil desses profissionais e a situação atual do mercado de trabalho. O levantamento servirá ainda para traçar políticas públicas para o desenvolvimento do país e promover ações concretas de capacitação e reinserção dos profissionais não atuantes no mercado tecnológico.

Deverão responder ao censo todos os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea – engenheiros, arquitetos, agrônomos, técnicos e tecnólogos da área tecnológica. O acesso ao questionário estará disponível no site do Confea (www.confea.org.br) e do MDIC (www.mdic.gov.br). O censo será realizado até o dia 31 de dezembro de 2011. Os números finais do censo e a análise das informações obtidas serão divulgados até 31 de março de 2012.

Além do Confea e do MDIC, apoiam com contribuições técnicas para a realização do Censo dos Profissionais da Engenharia, para tabulação e análise dos dados, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Fonte: Ascom MDIC

 

 

 

Próximos Eventos