+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Confap apresenta versão preliminar do sistema de indicadores

A versão preliminar do Sistema de Indicadores das Fundações de Amparo à Pesquisa (Sifaps) foi apresentada oficialmente na semana passada durante o Fórum Regional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), realizado em Goiânia (GO). O Sifaps traz dados sobre os avanços e os investimentos das fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs) do país.

Desenvolvida desde 2009, o sistema agrega informações de relevância e poderá gerar indicadores capazes de demonstrar a real situação dos investimentos em cada unidade da Federação. De acordo com o coordenador do Projeto Sifaps, Roberto Pacheco, os dados podem ainda auxiliar na formulação de política públicas. “Acreditamos que os indicadores permitirão aos gestores pensarem estrategicamente as ações de CT&I em nível local e nacional de forma a garantir resultados positivos e integrados. Estes dados vão contribuir com os levantamentos que o MCTI já vem fazendo”,  destacou Pacheco.

Por enquanto, há no sistema informações de 17 FAPs. Até o fim deste ano, o presidente do Confap, Mario Neto Borges, acredita que os dados das 26 fundações estejam inseridas no sistema. “A apresentação desses indicadores vai gerar cada vez mais a transparência das informações, uma vez que se está falando de recursos públicos investidos. São recursos que demoram de médio a longo prazo, mas quando se apresentam os resultados, trazem mudanças para a vida toda”, afirmou.

Fonte: Agência Gestão CT&I

Próximos Eventos