Destaques

Condomínio do Minha Casa Minha Vida aposta em tecnologia para solucionar problemas de mobilidade

Soluções para a mobilidade urbana têm sido discutidas por diversos setores que buscam maneiras de facilitar o deslocamento pelas grandes cidades. Atenta à esses desafios, a Precon Engenharia lançou um projeto inovador e foi a primeira construtora a disponibilizar aluguel de carro compartilhado aos condôminos de um empreendimento residencial do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o brasileiro gasta em um ano, em média, 40 dias no trânsito para se deslocar em atividades como trabalho, consultas médicas, estudos e lazer. O número demonstra que é necessário se pensar em alternativas que melhorem a qualidade do deslocamento, impactando assim em uma melhor qualidade de vida.

O carro compartilhado já é uma tendência mundial e, ao adotar esta medida, a Precon reafirma seu compromisso em oferecer conforto e comodidade para o dia a dia dos moradores e ainda colaborar com amobilidade urbana. A inovação, implantada como projeto piloto no Ville Colônia, em Contagem/MG, possibilita também economia aos moradores, já que o valor desembolsado é muito menor que o necessário para utilizar veículo próprio, táxi ou aplicativos de transporte.

A plataforma, desenvolvida em parceria com a SmartFleet, startup do Grupo TCS, permite que os moradores reservem o dia e horário para utilização do veículo, por meio de um aplicativo de celular.

A intenção é que, a partir de 2019, a Precon possa reduzir o número de vagas nos empreendimentos em cerca de 30%, contando com a possibilidade da utilização dos carros compartilhados. Para isso, a construtora investe em inovação e agora conta com uma incubadora de startups alocada dentro de sua sede, o Precon Lab Incubation. Foi a partir dela que surgiu a parceria com a SmartFleet para desenvolver o sistema de compartilhamento. E esse é apenas o primeiro dos projetos que ainda estão por vir.

O programa tem o objetivo de fomentar ideias inovadoras e transformar os processos e as atividades da empresa. No laboratório, desenvolvido pela área de Pesquisa & Desenvolvimento, são selecionadas no mercado startups que possuem produtos ou serviços interessantes para o negócio da Precon, e que precisam de uma ajuda para decolar. Dessa forma, a construtora atua como incubadora, possibilitando o desenvolvimento do projeto das startups e sua aplicação nos processos da empresa.

A inovação está presente na Precon desde a sua fundação. A construtora desenvolveu uma solução que gera grande economia no custo dos empreendimentos, alcançada por meio de tecnologia de ponta adotada pela empresa no seu sistema construtivo e na gestão jovem, inspirada nas práticas de gestão de startups do Vale do Silício (EUA).

Durante 20 anos de P&D e benchmarking em vários países do mundo, a construtora desenvolveu a Solução Habitacional Precon (SHP), que consiste no uso de estruturas pré-fabricadas de concreto que são montadas no canteiro de obras, gerando, em média, 85% menos resíduos que um processo convencional, reduzindo o custo com mão de obra e permitindo ainda grande agilidade na construção, com entrega da obra na metade do tempo. Um prédio de oito andares, por exemplo, é erguido em 30 dias.

Um importante projeto voltado para a inovação dos processo é o Precon Lab Incubation, um programa de incubação de startups, para que possam desenvolver seu produto dentro da Precon e que esse produto impacte o negócio da empresa, seja em logística, em relacionamento com o cliente, em venda de produto, em processo, em controle, em custo.

Ao final do período de incubação, a Precon pode, se o projeto atingir os objetivos, comprar a tecnologia ou investir, tornando-se sócia da startup. Atualmente, o laboratório já conta com dez startups em incubação.

Recentemente, a empresa colheu mais um fruto do Precon Lab Incubation. A partir de uma ideia que surgiu no diálogo com startups, a Precon Engenharia concorreu ao edital de inovação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) para aporte do Governo Federal e recebeu aprovação para um projeto inovador: a empresa irá desenvolver uma tecnologia artificial para contratação de pessoas.

Fonte: Ti Inside

Próximos Eventos