Notícias

Concurso abre 75 vagas para alerta de desastres

Está aberto um concurso com 75 vagas para profissionais de diferentes áreas, como geólogos e meteorologistas, que queiram trabalhar no Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. Entre eles serão contratados 20 doutores para realizar pesquisas no centro, que ficará localizado em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo, numa área emprestada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia, diz que a pasta trabalha “24 horas por dia” para fazer a inauguração do espaço no dia 1.º de dezembro. O principal objetivo do centro será monitorar deslizamentos de encostas e enxurradas para conseguir alertar moradores de áreas de risco antes que eles sejam vítimas de acidentes – como ocorreu na Região Serrana do Rio no início deste ano.

De acordo com Nobre, no próximo ano o centro também deverá monitorar o colapso da safra de subsistência por causa da seca no Nordeste.

O centro funcionará em tempo integral – meteorologistas trabalharão em quatro turnos de seis horas.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

Próximos Eventos