+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Competição de games, inovação e cidadania abre inscrições para estudantes

A Microsoft Imagine Cup 2013, competição internacional de tecnologia patrocinada pela gigante americana de computação, abriu inscrições para sua 11ª edição.

Podem participar estudantes acima de 16 anos.

Em 2011, um grupo de estudantes de Pernambuco tiraram o segundo lugar mundial com a solução ProDeaf (Programa de Apoio ao Portador de Deficiência), que transforma voz em língua de sinais (LIBRAS) e vice-versa, ajudando portadores de deficiência a se comunicar amplamente. A solução está sendo desenvolvida e deve chegar ao mercado em breve.

No ano passado, o Brasil foi o país com o maior número de estudantes reconhecidos, sete no total. Os jovens das universidades Positivo (Curitiba-PR), Unicamp (Campinas-SP) e Poli (São Paulo-SP) foram premiados com uma soma em dinheiro de $ 28 mil dólares. Eles desenvolveram soluções tecnológicas para melhorar a educação e disseminar conceitos de sustentabilidade e cidadania.

Neste ano, o concurso terá três temas –Cidadania Mundial, Games e Inovação– e o valor total dos prêmios em dinheiro será o dobro do de outros anos: US$ 300 mil.

Cidadania Mundial: que premiará a aplicação de software desenvolvida em plataforma Microsoft com maior potencial para gerar um impacto positivo na Humanidade. O projeto pode, por exemplo, endereçar a solução para problemas sociais nas áreas de Educação e Saúde.

Games: reconhecerá os jogos mais atrativos e divertidos para adolescentes e jovens, construídos em plataformas Microsoft (Windows 8, Windows Phone, Kinect para Windows Software Development Kit, e Xbox Indie Games).

Inovação: os aplicativos premiados deverão entregar inspiração e inovação nas mãos do consumidor, seja nas redes sociais, em compras ou busca on-line, sempre construídos com as ferramentas e tecnologias Microsoft.

Além das categorias, os estudantes podem se cadastrar para competir em Desafios Online focados em tecnologias e plataformas específicas tais como Windows 8, Windows Azure e Windows Phone.

A Imagine Cup é um evento mundial que acontece ao longo do ano e que terá sua final na cidade de São Petersburgo, na Rússia, entre os dias 8 e 11 de julho de 2013.

Os finalistas mundiais também terão a oportunidade de se inscrever para o Microsoft Imagine Cup Grants, que destinará um montante de US$ 3 milhões para os projetos eleitos ao longo de três anos, ajudando-os a transformar os projetos em produtos.

Inscrições podem ser feitas pelo site Imagine Cup.

Fonte: Folha de São Paulo

Próximos Eventos