Notícias

Com aprovação da Capes, INPI terá curso de doutorado

Expectativa é de que primeira turma seja formada ainda em 2013

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, no último dia 27 de setembro, a criação do Programa de Doutorado da Academia de Propriedade Intelectual e Inovação do INPI. Diante dos seus dados de produção científica e qualificação dos docentes no Mestrado, o curso já começa com Conceito 4.

A partir de agora, o INPI irá trabalhar para lançar, o quanto antes, um edital de seleção para o Doutorado, cuja primeira turma deverá ingressar na Academia ainda no ano de 2013. Acompanhe neste Portal todas as informações sobre a seleção para o novo curso de Doutorado.

O pedido para criação do Doutorado resultou do esforço de toda a equipe da Academia, especialmente do professor Eduardo Winter, e recebeu elogios da comissão de avaliação da Capes – composta por 23 especialistas de universidades, institutos de pesquisa e órgãos públicos, além de seis membros externos. Foi o primeiro doutorado que teve como base um mestrado profissional que foi aprovado para uma não universidade.

Importância da PI

No parecer final, os avaliadores destacaram os investimentos do INPI na Academia e na contratação de professores – em breve, além dos 12 professores atuais, serão selecionados mais oito por concurso público. Eles destacaram o fato de que os professores publicaram 50 artigos entre 2009 e 2012 e reconheceram “a relevância da propriedade intelectual e da inovação para o desenvolvimento do sistema brasileiro”.

Perfil dos alunos

Os avaliadores consideram ainda que o Doutorado poderá titular pessoas “que tenham formação interdisciplinar para atuarem em propriedade intelectual (PI) e em inovação como docentes e pesquisadores no meio acadêmico, como pesquisadores no mercado ou como gestores nos setores público e privado”.

Mais informações:

Coordenação-Geral de Comunicação Social

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Marcelo Chimento / Bruna Gonçalves / Maratan Marques

Tels.: (21) 3037-3232 / 7522-0466

 Fonte: Ascom – INPI

Próximos Eventos