Notícias

CNPq e Unesco discutem parcerias para consolidar políticas científicas

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o CNPq devem estreitar a parceira para tentar consolidar políticas científicas que reflitam maior compromisso com o desenvolvimento sustentável na América Latina e Caribe.

Durante reunião realizada na semana passada, o CNPq comprometeu-se a continuar com os apoios vigentes em parceria com a Unesco, e também de tentar ampliar os instrumentos de financiamento para promover cada vez mais as atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação de recursos humanos.

As duas instituições discutiram temas como o papel da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para o avanço sócio-econômico; o aumento dos investimentos em CT&I; a valorização e qualificação da educação superior e da educação para a ciência; a necessidade de maior estímulo nas áreas das ciências exatas e das engenharias; entre outros.

Ambas concordaram que a geração de conhecimento deve ocorrer de forma coletiva e inter-relacionada por meio das redes de C&T, e estas devem dialogar e ter mais sinergia com as empresas, buscando mais avanços no campo da inovação.

Fonte: Gestão C&T