+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

CNPq e Capes divulgam o resultado do programa Jovens Talentos para a Ciência

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acabam de divulgar o resultado do programa Jovens Talentos para a Ciência.

Um total de 77 mil estudantes, que ingressaram no primeiro semestre de 2012 em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia de todo o Brasil, passaram pelo processo seletivo realizado no mês de abril.

Foram selecionados para receber bolsa no valor de R$ 400 por mês os estudantes que obtiveram nota acima de 60 pontos no teste. As bolsas terão validade de 12 meses (agosto de 2012 a julho de 2013) e serão implementadas neste mês. Acesse a lista de aprovados:http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/Resultado-JovensTalentos_10ago12.pdf.

A iniciativa, criada em fevereiro deste ano em formato piloto, é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico, para estimulá-los ao interesse e dedicação plena ao aprendizado acadêmico e a prática em ciência e tecnologia em atividades a serem discutidas com cada uma das instituições.

A expectativa também é de que este conjunto de estudantes se prepare para ingressar, a partir de 2013, nos programas da Capes: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI); bem como no Programa de Iniciação Cientifica do CNPq e no Programa Ciência sem Fronteiras no exterior.

A Capes entrará em contato com os coordenadores do programa em cada instituição para informar sobre os procedimentos para implementação das bolsas.

Fonte: Ascom Capes

 

Próximos Eventos