Notícias

CNPq anuncia vencedores do Prêmio Jovem Cientista na terça-feira

Os nomes dos vencedores do Prêmio Jovem Cientista – Inovação Tecnológica nos Esportes serão divulgados pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, na terça-feira (27), na sede da agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), em Brasília. Logo após, Oliva concederá entrevista à imprensa. A entrega dos prêmios será realizada em dezembro – em data ainda a ser definida – pela presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

A iniciativa – que distribuirá mais de R$ 600 mil em prêmios – inclui as categorias Graduado; Estudante do Ensino Superior; Estudante do Ensino Médio; e Mérito Institucional (Ensino Médio e Superior). Na cerimônia estarão presentes, além dos ganhadores e orientadores, autoridades governamentais da área da ciência, tecnologia e inovação e da comunidade científica e tecnológica.

A escolha dos premiados será feita por duas comissões julgadoras: a primeira avaliará os trabalhos das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Mérito Institucional do Ensino Superior, além de definir o agraciado com a menção honrosa. A outra comissão avaliará as categorias Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional do Ensino Médio.

Também será concedida menção honrosa a um pesquisador com título de doutor,  em função de qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica em área do conhecimento relacionado ao tema deste ano. Cada comissão julgadora é composta por sete membros da comunidade científica e tecnológica, designados pelo presidente do CNPq.

Critérios

São critérios para avaliação dos trabalhos apresentados: mérito, originalidade e relevância da proposta em relação ao desenvolvimento científico, tecnológico e inovação do país; contribuição para o avanço da área do conhecimento (melhoria da qualidade de vida da população e a solução de problemas do cotidiano); e qualidade do texto quanto à linguagem (objetividade e clareza) e qualidade da apresentação do trabalho.

Instituída pelo CNPq em 1981, em parceria com a iniciativa privada, a premiação visa promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios brasileiros. Acesse o site do Prêmio Jovem Cientista.

Fonte: Ascom do CNPq

Próximos Eventos