+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Nobel em Química profere palestra na Bahia

O químico britânico Harold Walter Kroto, conhecido como Harry Kroto, ganhador do Prêmio Nobel de Química em 1996 e professor da Universidade do Estado da Flórida, profere a palestra Criatividade sem Fronteiras nesta sexta-feira (25) na Universidade Federal da Bahia (UFBa).

O evento integra as comemorações dos 60 anos do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), e também faz parte da programação do Ano Internacional da Química.

Kroto ganhou o Nobel pela descoberta dos fulerenos e nanotubos de carbono, contrariando Auguste Comte, que em 1835 afirmou ser impossível conhecer a composição das estrelas dizendo na ocasião que “jamais poderemos estudar, por nenhum método, sua composição química ou sua estrutura mineralógica”.

Grande parte de sua carreira docente foi desenvolvida na Universidade de Sussex, na Inglaterra. Nos anos de 1970 lançou um programa de pesquisa para procurar cadeias de carbono no espaço cósmico. Os estudos iniciais detectaram a molécula cianoacetileno o que incentivou o grupo a buscar evidências de moléculas ainda mais longas, como o cianobutadieno e o cianohexatrieno, encontradas entre 1975 e 1978. Em 1985, um experimento comprovou que as estrelas podiam produzir as cadeias de carbono, além de revelar a existência de moléculas do tipo C60, que têm estrutura cíclica e 60 átomos de carbono, denominada de fulereno.

O Prêmio Nobel de Química de 1996 foi dividido entre Kroto, Robert Curl Jr. e Richard Smalley, ambos da Rice University, Texas (USA). Atualmente, o pesquisador realiza estudos em Nanociência e Nanotecnologia, dedicando-se também a divulgação científica, por meio da Fundação Vega ( www.vega.org.uk ).

O evento promovido pelo CNPq tem o apoio da Fundação Conrado Wessel (FCW), Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente (INCT E&A) e Pró-Reitoria de Extensão da UFBa.

A conferência, marcada para as 16h, no Salão Nobre da Reitoria, tem tradução simultânea, do inglês para português.

Fonte: CNPq

Próximos Eventos