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CNPq: 13 dias depois da falha, acesso ainda é parcial à plataforma Lattes

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, informou o reestabelecimento do acesso parcial aos sistemas e plataformas com currículos de pesquisadores no Brasil. Não é possível ainda, porém, fazer atualizações, mas estão disponíveis as opções de impressão e download.

O problema, que retirou do ar todos os seus sistemas e plataformas, foi identificado no dia 23 de julho. A Plataforma Lattes, que reúne quatro sistemas onde cientistas, professores e pesquisadores do Brasil devem registrar seus currículos para conseguirem bolsas de pesquisa, vagas em universidades e participarem de editais e concursos, foi um a sair do ar. O órgão garante que o pagamento das bolsas não será afetado e não depende da restauração completa dos sistemas.

“O trabalho de restauração dos acessos ainda está em andamento, incluindo novas atualizações da base de dados, que serão feitas nos próximos dias, incluindo, nos currículos, as fotos e o número de citações”, informou o CNPq em uma rede social.

A consulta ao currículo é possível por meio do acesso direto ao currículo a partir do ID Lattes, escrevendo, no campo de endereço do seu navegador: http://lattes.cnpq.br [número do ID], ou por meio de busca textual pelo endereço: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual.

A base de dados conta com atualizações feitas até as 18h do dia 23 de julho, quando começou a indisponibilidade dos sistemas. Não foi ainda informada a causa do problema, mas sabe-se qu foi um storage da Dell que deixou de funcionar. O CNPq assegura em todos os informes que não identificou nenhuma perda de dados.

Fonte: Convergência Digital em 05/08/2021

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