Notícias

Ciência, tecnologia e inovação integram novos acordos com Índia

Brasil e Índia assinaram seis acordos de cooperação, um deles relativo ao Programa Ciência sem Fronteiras, nesta sexta-feira, 30. Na cerimônia, na sede do governo indiano, o primeiro-ministro Manmohan Singh declarou que a parceria com o Brasil foi fortalecida no diálogo que manteve esta semana com a presidente Dilma Rousseff.

No penúltimo dia de sua visita ao país – e primeiro de visita oficial de Estado –, Dilma mostrou entusiasmo com o potencial comercial e de cooperação política e tecnológica. Em busca da ampliação das relações comerciais e econômicas, os governos brasileiro e indiano adotaram uma parceria estratégica que engloba saúde, educação, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, programas sociais e ambientais. O objetivo é aumentar o comércio bilateral de US$ 9,12 bilhões, em 2011, para US$ 15 bilhões, até 2015.

O governo incluiu a Índia como um dos destinos do Ciência sem Fronteiras, que tem como meta enviar 101 mil brasileiros a instituições de ensino superior no exterior até 2014. Dentre os Brics, é o segundo destino incluído na lista do programa – o primeiro foi a China. Rússia e África do Sul completam o bloco de cinco países.

Dilma chegou à Índia na terça-feira, 27, onde fica até este sábado, 31. Ela participou da 4ª Cúpula do Brics e ficou no país para a visita oficial. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, integra a comitiva presidencial, acompanhado pelo secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida.

Fonte: Teletime

Próximos Eventos