Notícias

Ciência e Tecnologia no Tocantins reúne pesquisadores

O secretário Estadual de Ciência e Tecnologia Dr. Luiz Carlos Borges da Silveira se reuniu nesta quinta-feira, 20, pela primeira vez com os pesquisadores e pró-reitores de pesquisa da UFT – Universidade Federal do Tocantins, Unitins – Fundação Universidade do Tocantins e IFTO – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.

Borges da Silveira falou sobre o edital do Pronex – Programa de Apoio a Núcleos de Excelência em Pesquisa que está com inscrições abertas até o dia 21 de março. Ele pediu aos pesquisadores presentes que elaborem propostas de acordo com as potencialidades do Estado e concorram ao edital. O Pronex é desenvolvido pelo Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O Programa é voltado para pesquisadores, bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora na categoria I ou II. No Tocantins serão investidos cerca de R$ 2 milhões que poderão ser aplicados na aquisição de material de consumo, equipamentos e material permanente, além de bolsas de pesquisas durante um período de até 36 meses.

Na oportunidade o secretário destacou algumas metas que pretende alcançar a frente da pasta de Ciência e Tecnologia. Uma delas é fomentar a realização de pesquisas aplicadas que gerem resultados positivos para a população. Outra meta é transformar a secretaria na cabeça pensante do Estado investindo na formação de novos mestres e doutores, e na formação continuada dos servidores públicos e da população.

Fonte: Portal SCT/TO de 24/01/2011