+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Notícias

Chamada de pesquisa com tema livre é incentivada em edital da União Européia

O Conselho de Pesquisa Europeu (ERC) coordena o programa Idea e é conhecido por incentivar excelentes propostas que envolvem o estabelecimento de novas atividades de pesquisa na Europa ou em países associados. Os pesquisadores de países terceiros são convidados a se instalarem temporariamente na Europa para a realização de parte da pesquisa.

O diferencial do programa é que não é imposta uma área ou tópico de pesquisa: o pesquisador é livre para decidir o foco de seu estudo. Além disso, o programa proporciona a formação de uma colaboração duradoura e produtiva entre um pesquisador de país terceiro e instituições de pesquisa européias. Um detalhe importante é que o pesquisador, durante a estadia em seu país de origem, pode equipar o seu laboratório com recursos provenientes do programa Idea (quando indicado no projeto).

Identificador da chamada: ERC-2011-AdG

Data de publicação: 2 de Novembro de 2010

Prazos finais:

• Painel PE1 – PE10 (Ciência física ou Engenharia): 9 de fevereiro 2011
• Painel LS1 – LS9 (Ciência da Vida): 10 de março de 2011
• Painel SH1 – SH6 (Ciências Sociais & Humanidades): 6 de abril de 2011

Orçamento Indicativo: 661,4 milhões de Euros

Número mínimo de participantes: Pelo menos uma entidade legal estabelecida (instituição hospedeira) em um Estado Membro ou país associado.

Prazo: Os projetos devem iniciar em até no máximo seis meses após a aprovação.

Montante do recurso: Normalmente, o recurso é de no máximo 2,5 milhões de Euros por cinco anos. Entretanto, podem ser adicionados 1 milhão de Euros para cobrir custos iniciais (compra de equipamento, custo de mudança).

As chamadas podem ser encontradas clicando aqui.

Fonte: Boletim Eletrônico BBBICE de 08/02/2011

Compartilhe:

    Próximos Eventos