Destaques

Cetic.br e UNESCO lançam documento sobre importância das TIC para o desenvolvimento sustentável

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do .BR (NIC.br) e o Escritório Regional de Ciências da UNESCO para a América Latina e o Caribe em Montevidéu, lançaram o policy paper “TIC para o desenvolvimento sustentável: Recomendações de políticas públicas que garantem direitos”.

A publicação é voltada para formuladores de políticas públicas, pesquisadores e interessados no papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Nações Unidas.

O policy paper busca responder como as TIC podem potencializar a implementação dos ODS, além de recomendar políticas públicas que fomentem o uso das TIC como ferramentas de desenvolvimento, sem agravar situações de desigualdade e exclusão.

O documento mostra como as TIC podem contribuir não apenas no alcance dos ODS (por meio do acesso à informação e de soluções e recursos baseados nas TIC), mas também em medir sua consecução. Nesse contexto, são mapeadas e colocadas em perspectiva algumas tecnologias emergentes como big data, inteligência artificial e Internet das Coisas.

O documento, escrito em espanhol, contou com autoria de Olga Del Rio Sánchez, Pablo J. Martínez Osés, Raquel Martínez-Gómez e Silvia M. Pérez, sob a coordenação técnica e de editoração do Cetic.br, também responsável por levantar dados sobre a relação das TIC com os ODS e pelas traduções para o inglês e português.

As versões nos três idiomas estão disponíveis gratuitamente no site do Cetic.br.

Fonte: Ti Inside

Próximos Eventos