+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Notícias

Centro de Inovação da Microsoft na Etepam capacita turmas do ProJovem Urbano

O Centro de Inovação da Microsoft na Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (Etepam) capacitou, nesta terça-feira (08), 32 alunos do programa federal de formação e qualificação profissional ProJovem Urbano. A iniciativa de inclusão digital faz parte do projeto piloto “Um dia no escritório”. O objetivo é fazer com que os jovens tenham contato com situações comuns do dia a dia de uma empresa, desde a simples conexão de um cabo de computador, até o uso de e-mail e softwares de escritório para geração de relatórios e outros documentos. (Foto: Divulgação/MIC-Etepam)

Segundo o coordenador do Centro, Francinildo Kleyson, a ideia da capacitação surgiu depois da visita de algumas turmas do ProJovem ao MIC-Etepam, no ano passado. “Sempre buscamos aproximação com a sociedade  e sabemos que é importante para estes estudantes saberem informática básica para conseguir melhores posições no mercado de trabalho”, comentou. Além de informática básica (Word, Excel e PowerPoint), os alunos receberam noções de buscadores de internet, mapas e contas de e-mail.

Durante o treinamento, os jovens foram estimulados a cumprir diversas tarefas corporativas, como configurar uma nova conta de email, fazer levantamentos de preços na internet e gerar documentos eletrônicos. Tudo foi realizado de forma integrada e simulando situações corriqueiras de uma empresa como, por exemplo, solicitações urgentes e o cumprimento de prazos.

O colaborador do Centro e idealizador do projeto, Hugo Rodrigues, explicou que o formato de apenas um dia de capacitação para cada turma não foi problema e funcionou como uma prática do ambiente empresarial. “Foi bem puxado e tudo foi cronometrado. Almoçamos, inclusive, todos juntos, alunos e instrutores, e com ‘pressa’, como acontece muitas vezes na rotina das empresas”, disse.

Neste primeiro momento, foram capacitadas duas turmas de 16 alunos cada. A expectativa é que o projeto possa atender mais turmas ainda esse semestre. Ao final do treinamento, os jovens receberam certificados de participação.

Centro – Fruto de um convênio entre a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sectec) e a Microsoft, o Centro de Inovação da Microsoft na Etepam (MIC-Etepam, da sigla em inglês) é o único no País instalado numa escola técnica pública. Inaugurado pelo governador Eduardo Campos em agosto de 2008, em pouco mais de dois anos de existência já capacitou gratuitamente mais de 500 jovens em cursos de TI.

Fonte: Portal Sectma-PE 11/02/2011

Compartilhe:

    Próximos Eventos