Destaques

Candidatos do Enem devem ter atenção redobrada para o horário do primeiro dia de provas

Com o início do horário de verão marcado para o primeiro dia de provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, a atenção dos candidatos deve ser redobrada.

A abertura dos portões vai obedecer ao horário oficial de Brasília, que vai estar com os relógios adiantados em uma hora.
Assim, os portões dos locais de prova de todo o país vão abrir ao meio dia e fechar a uma da tarde, na hora de Brasília.
Grande como é o Brasil, o país ficará separado em quatro fusos diferentes: à meia-noite de sábado para domingo, devem adiantar os relógios em uma hora, os moradores dos locais onde haverá horário de verão.
Mas para não perder a hora nos domingos de Enem, 4 e 11 de novembro, a recomendação do INEP é que os candidatos de cada estado mudem o relógio para o mesmo horário de Brasília.

Por exemplo: na Região Norte, nos estados do Amazonas, Rondônia e Roraima, os candidatos devem estar no local às dez horas da manhã. Mas pode facilitar, se, às dez horas, os candidatos desses estados mudarem o relógio para o meio-dia, para ficar igual à hora de Brasília.

Já no Acre, os relógios devem ser adiantados em três horas.

Então, todos aqueles que vão fazer o Enem devem converter o horário local para o de Brasília, já que os portões sempre abrem ao meio-dia e fecham a uma da tarde. E a prova começa a uma e meia.

Lembrando que o local de prova já pode ser consultado no cartão de confirmação, disponível na internet, na página do participante: enem.inep.gov.br

Lá, o candidato pode conferir os horários de aplicação e os dados pessoais.

Fonte: EBC

Próximos Eventos