Notícias

Campo Grande é escolhida para sediar evento de comemoração dos 60 anos do CNPq

Campo Grande foi a cidade escolhida na Região Centro-Oeste para homenagear os 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A homenagem acontecerá no dia 12 de agosto, na Embrapa Gado de Corte. Para participar acesse: www.fundect.ms.gov.br.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) convidam os pesquisadores, professores, empresários e gestores de CT&I do Estado de Mato Grosso para participar desta comemoração. Este evento ocorre também no mês de comemoração do 112º aniversário de Campo Grande.

Com o tema Bioeconomia e Desenvolvimento Sustentável, a solenidade contará com a participação de representantes do CNPq, do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Secretários de Ciência e Tecnologia e dos Presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Centro-Oeste.

De acordo com Marcelo Turine, diretor-presidente da Fundect, a parceria do CNPq com as FAPs sempre foi de vital importância para impulsionar a formação científica e tecnológica no Brasil, e esse encontro comemorativo servirá para ressaltar à comunidade científica do Centro-Oeste a importância do CNPq para o desenvolvimento nacional. Será a oportunidade para discutirmos não só o que já foi feito nestes 60 anos de pesquisa na área da Ciência, Tecnologia e Inovação, como também os desafios e metas para os próximos anos, não esquecendo de outros temas tão relevantes em nossa região, como a biodiversidade, a bioeconomia e o desenvolvimento sustentável, destacou.

 

A realização deste evento é uma ação conjunta das Fundações de Amparo à Pesquisa do Centro-Oeste (FUNDECT-MS, FAPDF-DF, FAPEG-GO e FAPEMAT-MT) e de instituições do Estado de Mato Grosso do Sul, sem elas, nas quais, não seria possível realizar tal evento: Prefeitura Municipal de Campo Grande, SEBRAE-MS, SENAI-MS, FIEMS, Embrapa Gado de Corte, Anhanguera UNIDERP, ABPO Pantanal Orgânico, JBS, Real H Nutrição e Saúde Animal, Fundação de Cultura de MS, Fundação de Turismo de MS, CONFAP, CONSECTI e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Sobre o CNPq

O CNPq é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no País. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.

Nestes 60 anos, o CNPq tem alcançado expressivos avanços. Em 2011, apoiará com bolsas mais de 14 mil pesquisadores de Produtividade em Pesquisa; cerca de 20 mil bolsistas de Mestrado e Doutorado e 7 mil bolsistas apoiados nas diferentes modalidades de fomento tecnológico, a maioria em atividades de pesquisa e desenvolvimento diretamente nas empresas; cerca de 46 mil estudantes de graduação e do ensino médio, envolvidos em projetos de Iniciação Científica e Tecnológica, além de financiar milhares de projetos de pesquisa.

Sobre a Conferência

As inscrições para a Conferência Regional Centro-Oeste devem ser feitas no site da Fundect, clicando aqui. Mais informações, no telefone (67) 3316-6700. As vagas são limitadas.

Abaixo, a programação completa do evento:

Data: 12 de agosto (sexta-feira)

Local: Embrapa Gado de Corte (BR 262, Km 04)

07:30h – Café da manhã e Apresentação cultural/musical (UFMS)

08:30h – Solenidade de Abertura e Homenagens

09:30h – Mesa Redonda: Bioeconomia e Desenvolvimento Sustentável

Ronaldo Motta: Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – MCT
Ruy de Araújo Caldas: Secretário Executivo da Rede Pró-Centro-Oeste
José Maria Ferreira Jardim da Silveira: Pesquisador UNICAMP
Celso Vainer Manzatto: Chefe geral da Embrapa Meio Ambiente

12:00h – Almoço

13:30h – Apresentação do Programa Geopark Bodoquena-Pantanal; Rede Virtual de Forrajeiras da Embrapa Nacional e Programa SEBRAE Pró-Local e MS Sem Fronteiras

14:15h – Mesa Redonda: Programas do Centro-Oeste sobre Biodiversidade

Maria Zaíra Turchi: Diretora-Presidente FAPEG
Marcelo A.S.Turine: Diretor-Presidente da FUNDECT
João Pedro Valente: Diretor-Presidente da FAPEMAT
Paulo Sérgio Bretas de Almeida Salles: Diretor-Presidente da FAPDF

15:30h – Palestra Os 60 anos de atuação do CNPq em prol do avanço da ciência brasileira e novas perspectivas de programas de CT&I
Paulo Sergio Lacerda Beirão – Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde – CNPq

17:00h – Encerramento

Fonte: SEMAC-MS

Próximos Eventos