+55 (61) 9 7400-2446

Notícias

Câmara dos Deputados discutirá importância econômica da computação em nuvem

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira, 24, audiência pública para discutir a relevância tecnológica, econômica e estratégica da computação em nuvem (cloud computing) para a competitividade nacional.

O debate foi proposto pelo deputado Ruy Carneiro (PSDB-PB). Ele cita estudo intitulado “O Papel da Computação em Nuvem na Criação de Empregos”, realizado pela IDC. “A análise mostra que a computação em nuvem criará 14 milhões de empregos em todo o mundo até 2015. O estudo também prevê que as receitas de inovação em nuvem poderão chegar a US$ 1,1 trilhão por ano até 2015. Segundo mesmo estudo, no Brasil, a expectativa é que o mercado da nuvem computacional irá gerar empregos de maneira crescente ano a ano”, diz o deputado.

“O fenômeno da nuvem computacional é ainda muito recente no Brasil e por isso é oportuno debater algumas das suas implicações: a extraterritorialidade de armazenamento de dados; a portabilidade dos dados; o reconhecimento da privacidade, intimidade e proteção dos dados; a promoção da interoperabilidade e da neutralidade tecnológica da rede e, finalmente, a necessidade de estruturar ações coordenadas entre países para o desenvolvimento de diretrizes comuns”, acrescentou.

Foram convidados o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Virgílio Almeida; o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Humberto Ribeiro; o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista de Rezende; o diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Vinícius Mazoni; o presidente da Telebras, Caio Cezar Rodrigues; o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Luís Mário Luchetta, entre outros.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos